Pindamonhangaba é referência de qualidade nas ações de controle da tuberculose

Prêmio foi conferido pelo Governo do Estado de São Paulo, Centro de Vigilância Epidemiológica, Divisão de Tuberculose, devido aos resultados obtidos na cidade


O setor de Infectologia da Secretaria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu, no dia 27 de setembro, o 9º prêmio (2004, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012, 2017 e 2018) de reconhecimento referente à taxa de cura no tratamento de tuberculose. O prêmio “Qualidade nas ações de controle da tuberculose” foi conferido pelo Governo do Estado de São Paulo, Centro de Vigilância Epidemiológica, Divisão de Tuberculose, devido aos resultados obtidos na cidade.

O município ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que era de 85%, e atingiu o índice de 89,25% de cura dos pacientes com a enfermidade.

“Para o sucesso no tratamento, de 6 meses, e no índice de excelência somente foi possível em decorrência da integração de toda a equipe do setor, que aproveito e parabenizo pelo empenho e dedicação e, também ressaltando a participação das unidades de saúde do município", explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

O município está entre as três cidades do estado de São Paulo que receberão o prêmio de reconhecimento no tratamento supervisionado - que consiste na atenção e assistência à saúde não só ao paciente como também na população que tenha contato próximo a ele.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que causa infecção principalmente nos pulmões. A forma de contágio é direta principalmente em aglomerações de pessoas, pois ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso podem contaminar outro indivíduo.

Em sua grande maioria pessoas infectadas com tuberculose, apresentam os seguintes sinais e sintomas: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza.

O tratamento se faz através de antibióticos com eficiência de 100% na cura, quando não há abandono no tratamento. Para isto, é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.