Prefeitura de Pindamonhangaba Intensifica Vacinação Contra Febre Amarela na Zona Rural

Confira mais informações


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica à Saúde, iniciará a vacinação contra febre amarela de casa em casa na região do Piracuama e do Ribeirão Grande, a partir deste sábado (22). O objetivo é facilitar o acesso à vacina para a população rural, especialmente nas áreas mais propensas à febre amarela, como os corredores ecológicos dessas regiões.

Leonardo Martuscelli, chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, explicou que, apesar de a vacina estar disponível em todas as unidades de saúde da cidade de segunda a sexta-feira, a iniciativa de levar o imunizante de casa em casa nos sábados visa aumentar a cobertura na zona rural. As equipes de saúde estarão nas Oliveiras (Piracuama), Nova Gokula, Pesqueiro Pesque Truta e estradas vicinais do Ribeirão Grande, das 8h às 12h.

A vacinação será expandida progressivamente para outras áreas próximas à mata, buscando imunizar tanto moradores quanto turistas, já que a região recebe grande fluxo de visitantes.

A reunião da última segunda-feira (17), com representantes de diferentes áreas da saúde, resultou em estratégias como esta para ampliar a cobertura vacinal. Além disso, a Secretaria de Saúde já havia intensificado a vacinação nas unidades de saúde para prevenir surtos, principalmente devido aos casos registrados no Estado de São Paulo. A vacinação continua sendo uma medida essencial para combater a doença viral transmitida por mosquitos.

O público-alvo da campanha é a população entre 9 meses e 59 anos e 11 meses e 29 dias, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Em 2025, já foram vacinadas 1.067 pessoas na cidade. A vacina está disponível nas 27 unidades de saúde do município, conforme os horários de funcionamento de cada unidade.