Prefeitura de São Sebastião aumenta medidas de combate à covid-19

Entre as medidas, um drone está sendo usado para monitorar a temperatura dos municipes a distancia


Com 113 casos já confirmados da doença, a Prefeitura de São Sebastião já realizou mais de quatro mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus em diversos segmentos do município. Até o momento os profissionais da saúde, limpeza, forças municipais de segurança urbana, Polícia Militar, agentes de trânsito e funcionários dos mercados e bancários foram testados para a covid-19.

Conforme os kits encomendados chegam, outros grupos da população (portuários, professores de educação física, entre outros) também são testados para a doença. Esse trabalho tem como objetivo ter uma visão sobre o alcance do coronavírus no municipio.

Além dos testes, a prefeitura está fiscalizando a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel no transporte público. As orientações e fiscalizações acontecem em toda cidade desde segunda-feira (4), quando passou a vigorar o Decreto Municipal nº 7.791/2020. As fiscalizações ocorrem diariamente da Costa Norte a Costa Sul.

A gestão do municipio também realizou uma blitz de fiscalização à empresa concessionária de transporte público. Se funcionários, colaboradores e usuários não possuirem máscaras e álcool em gel, a empresa é obrigada a fornecê-los. Caso o decreto não seja cumprido, notificações e multas serão aplicadas, de acordo com a legislação municipal.

Para a moradora do bairro Maresias, Juliana Beatriz, esta determinação é muito importante. "Moro na Costa Sul e só quando realmente preciso saio de casa. A Prefeitura está pensando no bem estar da população. Essa doença é séria e temos que nos prevenir", afirmou Beatriz.

"Este decreto veio em excelente hora, pois as pessoas têm que respeitar o isolamento social e permanecer em casa", avaliou Átila Pereira, morador do bairro Topolândia.

E ainda nessa semana, a prefeitura de São Sebastião também investiu em drone de monitoramento para ajudar no combate ao novo coronavírus. O mais novo reforço é a utilização de um modelo Mavic 2 Enterprise Dual, que possui uma câmera térmica capaz de detectar a temperatura das pessoas.

Esse equipamento também possui um alto-falante que alerta quantos às formas de prevenção contra o coronavírus e sobre a importância de manter o isolamento social neste momento de pandemia. Ele atua da Costa Norte à Costa Sul, das 9h às 18h, sobrevoando ruas e praias do município.

Até o momento, três pessoas acima da temperatura de 38 graus, um dos possíveis sintomas da doença, foram identificadas todas estavam em situação de aglomeração. Assim que o drone capta a alteração de temperatura, a unidade de saúde mais próxima é acionada e, imediatamente, envia uma equipe que entra em contato com a pessoa detectada pelo equipamento.