A Prefeitura de Taubaté publicou, na terça-feira (15), um decreto que declara situação de emergência e alerta epidemiológico no município devido à epidemia de dengue. A medida tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica, divulgado no dia 11 de abril, o município já contabiliza 683 casos positivos de dengue. Vinte pessoas estão internadas por complicações da doença, mas até o momento não há óbitos confirmados. A maioria dos casos atinge pessoas entre 20 e 40 anos de idade, com predominância no sexo feminino (55%).
Também foram confirmados três casos de chikungunya em Taubaté, sendo que dois pacientes precisaram ser hospitalizados.
Com a decretação de emergência, todos os setores da Administração Municipal devem priorizar o apoio às ações coordenadas pela Secretaria de Saúde. O documento também autoriza a adoção de medidas administrativas que possibilitem a aquisição emergencial de insumos, materiais e a contratação de serviços necessários ao controle da situação epidemiológica.
A prefeitura reforça a importância da colaboração da população no combate aos criadouros do mosquito, como vasos de plantas, caixas d'água destampadas, calhas entupidas e qualquer recipiente que possa acumular água.
Novas ações de prevenção e mutirões de limpeza devem ser intensificados nos próximos dias para conter a proliferação do mosquito.