Em 2018, os programas Estrada para a Saúde e Estrada para Saúde Empresas desenvolvidos pelo Instituto CCR e realizado pela CCR NovaDutra, atendeu 2.352 profissionais do volante. Em 25 ações entre os meses de janeiro e novembro, o programa foi realizado em postos de serviços às margens da via Dutra, em Roseira (SP) e Resende (RJ), e também em seis empresas ao longo da rodovia.
Os programas têm como principal objetivo proporcionar aos motoristas a prevenção de doenças e cuidados com a saúde. As ações mensais realizadas pela Concessionária acontecem em parceria com escolas de enfermagem e profissionalizantes, que levam exames gratuitos, como aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, avaliação de stress, sessões de massagem relaxante e cortes de cabelo.
Números
Dos 7.819 caminhoneiros atendidos no programa Estrada para a Saúde 1.455 estão acima do peso, 491 apresentaram alteração na visão e 641 tem colesterol alto. Já o Estrada para Saúde Empresas atendeu 2.786 motoristas e o resultado foi: 508 apresentaram IMC alterado, 275 tiveram variação de glicemia e 41% com problema na visão.
"Sabemos da dificuldade de muitos profissionais pararem suas rotinas durante suas viagens por isso a importância dos programas Estradas para a Saúde e Estrada para Saúde Empresas desenvolvidos pela CCR NovaDutra. Eles são uma maneira mais rápida de conscientizar e alertar os motoristas de caminhão que trafegam pela via Dutra sobre os cuidados que devem ter com a saúde. Nosso objetivo é dar a oportunidade para que eles possam prevenir doenças e cuidar da saúde e vamos continuar seguindo com este objetivo Para 2019, vamos intensificar as ações do Programa Estrada para Saúde Empresas", comentou Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.
Desde 2001, ano em que foi criado, o programa Estrada para a Saúde já contabilizou mais de 47 mil caminhoneiros participantes das ações de saúde gratuitas na rodovia.