Pronto Atendimento Saúde Gestante de Pinda é entregue oficialmente

Local atenderá exclusivamente as gestantes, que não precisarão mais passar pelo Pronto Socorro comum




O Pronto Atendimento Saúde Gestante, espaço exclusivo para atendimento das grávidas e recém-nascidos de até 28 dias, foi entregue oficialmente pela Prefeitura de Pindamonhangaba na manhã desta segunda-feira (9). A unidade funcionará dentro da Santa Casa de Misericórdia e é exclusivo para as gestantes assistidas pela rede municipal de saúde, que não precisarão mais passar pelo Pronto Socorro convencional. Serão 4 salas localizadas próximas a maternidade e centro cirúrgico, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, com ginecologista de plantão e retaguarda de pediatria e do médico da UTI neonatal.

O objetivo com o novo espaço é dar mais agilidade para o atendimento das gestantes e recém-nascidos com até 28 dias de vida, evitando que as mães e bebês entrem em contatos com outras pessoas no PS convencional e levando mais humanidade a esse atendimento, como ressalta a secretaria de Saúde, Valéria dos Santos.

"O Pronto Atendimento Saúde Gestante era um compromisso da nossa administração desde que assumimos. E acreditamos que agora nesse novo espaço e em parceria com a Santa Casa, nós vamos fazer um trabalho ainda mais eficiente de atendimento para gestantes e recém-nascidos", declara.

Para o prefeito Isael Domingues, a inauguração do espaço resolve a queixa sobre o atendimento das gestantes junto do público geral no Pronto Socorro e espere ainda esse ano tirar o atendimento de crianças, que será feito no Pronto Socorro Infantil, ainda em reforma.

"Com a inauguração, as gestantes vão diretamente para a Santa Casa e terão atendimento exclusivo e próximo da maternidade e ala cirúrgica, facilitando para casos de urgência. Isso levará segurança, qualidade e humanização para as novas mães", comenta. "O atendimento infantil ainda não foi separado, pois PS Infantil ainda está em reforma. Mas espero que até o final deste ano já teremos o local em funcionamento, desafogando ainda mais o Pronto Socorro", completa Isael.

Além do PS Infantil, o prefeito ainda pontuou outras entregas na área da saúde essa ano, como o SAMU e UPA de Moreira César, reforma no UPS do Crispim e nos PSFs da cidade, e entrega de cinco equipamentos.

Administração do Pronto Socorro
O prefeito também comentou sobre o chamamento público que será feito para escolher a nova Organização Social que cuidará do Pronto Socorro Municipal.

"O PS continuará com o seu perfil, mas no momento estamos passando por mudanças na gestão. Estávamos funcionando com uma gestão emergencial, com prazo para esgotar em maio. E agora no dia 17 de abril terá um novo chamamento público para as organizações sociais já qualificadas apresentarem suas propostas, e a melhor será escolhida como nova gestora do PS. Manteremos o mesmo padrão, porém com mais tranquilidade, pois as gestantes terão um novo espaço e a quantidade de atendimentos deve cair", finaliza Isael.

Fotos: Prefeitura de Pindamonhangaba