Saiba como a alimentação antes de dormir pode ajudar no ganho de músculos e na perda de peso

Sono é uma das principais etapas para você concluir o processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular


O sono é parte essencial para que nosso organismo trabalhe a pleno vapor e se recupere das atividades diárias, além de ser uma das principais etapas para você concluir o processo de perda de peso ou ganho de massa muscular de forma efetiva. Alguns alimentos, nesse contexto, não são tão apropriados, porque deixam o corpo em um estado maior de alerta, dificultando ir para a cama mais cedo.

Antes de dormir, portanto, evite alimentos com alto teor de açúcar e termogênico-naturais, como café, chocolate ao leite e chás escuros (preto, verde e branco). É importante destacar, contudo, que os termogênicos são alimentos muito importantes que auxiliam na perda de peso. Eles aumentam a temperatura corpórea, aceleram o metabolismo e, consequentemente, favorecem o processo de perda de gordura causado pelo gasto maior de calorias. Há aquelas pessoas que até utilizam suplementos com compostos mais concentrados desses nutrientes para ter melhores resultados, o que deve ser feito sempre depois da consulta a um nutricionista.

Ao contrário do que você possa imaginar, as gorduras desempenham um papel importante na manutenção de funções vitais do nosso organismo. Mas essas são as conhecidas gorduras boas ou insaturadas. As gorduras saturadas, normalmente provenientes de carnes vermelhas, devem ser evitadas.

Estão na lista dos alimentos que ajudam no controle da ansiedade e na melhora do humor os peixes de água fria, que possuem ômega 3. Com um sono de qualidade, o processo de perda de peso se torna ainda mais natural e mais fácil. Outros alimentos que contém ômega 3 são oleaginosas (castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas, macadâmia, nozes) e frutas secas (damasco, passas, tâmaras).

Se o seu objetivo for a hipertrofia muscular, a dica é ingerir alimentos ricos em proteína antes de dormir. Esses alimentos ajudam no processo de construção e recuperação muscular. Estão nessa lista: carne vermelha, ovos, peixes e queijo cottage. O peito de frango talvez seja a fonte de proteína mais barata, enquanto os peixes incluem opções de diferentes preços.

Fontes de carboidratos estimulam a melatonina e a produção de serotonina, por isso, estão relacionados com um maior relaxamento do corpo. Por este motivo, são alimentos recomendados também para uma boa noite de sono.