São Paulo garante custeio de 2 mil novos leitos de UTI em todo o estado

Os leitos serão para tratamento da COVID-19 no SUS


A Secretaria da Saúde solicitou esta semana ao Ministério da Saúde a habilitação permanente desses leitos, visando garantir a continuidade da assistência aos casos de covid-19 e a perenidade da rede de Terapia Intensiva já ampliada também em 2021, assegurando consequentemente maior capacidade hospitalar para atendimento aos pacientes.

Essa medida permitirá que esses 2 mil leitos sigam custeados com o valor da diária de UTI definida pelo Ministério da Saúde exclusivamente para atendimento aos pacientes com coronavírus (R$ 1,6 mil por dia). A habilitação abrangerá todas as regiões, em serviços de saúde estaduais, municipais, universitários e conveniados ao SUS em Santas Casas e filantrópicos.

A solicitação foi articulada junto ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Ministério e o panorama foi submetido nesta sexta-feira (11) aos Conselhos. No período pré-pandemia, o SUS de SP já contava com 3,5 mil leitos de UTI. Com a mobilização de todos os gestores públicos, foi possível passar para 8,5 mil, com ativação de 5 mil novos leitos de Terapia Intensiva.

Covid-19 em números

Nesta sexta-feira (11), na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, as prefeituras de algumas cidades atualizaram os ídices de contaminação da covid-19.

Em Pindamonhangaba, o número de confirmados com a doença é de 3.377 com 62 mortes entre eles. Em São José dos Campos esse número sobe para 22.435, com 515 óbitos. E em Taubaté os casos somam 9.017 contaminados, com 175 obitos entre eles.

No Litoral, Ubatuba confirmou 2.383 casos no município, com 46 mortes entre as confirmações. E na Serra, Campos do Jordão informou ontem (10) 1.476 casos, com 37 mortes entre eles. Clique AQUI e confira os dado referentes ao Brasil inteiro.