Moradores de Pindamonhangaba que atendam aos requisitos definidos em lei já podem apresentar receitas de médicos particulares para a retirada de medicamentos na rede pública municipal. A medida é fruto da regulamentação da Lei 6.987, de autoria do presidente da Câmara, vereador Marco Mayor.
De acordo com a Secretaria de Saúde, terão direito aos remédios os pacientes que comprovarem renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 4.893,00), estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e residirem na cidade há pelo menos um ano. Também será necessário apresentar documento de identidade, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a receita médica.
Os medicamentos fornecidos serão os mesmos já disponíveis na rede pública, listados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) e na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
Segundo a secretária de Saúde, Andreia Moreira Martins, o atendimento já está liberado na Farmácia Municipal. "Basta o solicitante apresentar a receita e os documentos que atestem que ele atenda aos requisitos do Decreto, que ele passará a ter acesso aos medicamentos disponíveis na nossa rede municipal", afirmou.