Na expectativa para ser vacinada contra Covid-19, a mulher se surpreendeu ao descobrir que já consta como imunizada contra doença no sistema de saúde. Fora dos grupos prioritários, Virgínia decidiu fazer o cadastro no sistema de vacinação do Ministério da Saúde, na expectativa pela data da imunização para sua faixa etária. Assim que abriu o cadastro, ela constava como vacinada com a primeira dose.
De acordo com o sistema, ela teria recebido a dose da vacina Astrazeneca no dia 15 de fevereiro na Unidade de Saúde de Eugênio de Melo. Assustada, Virgínia decidiu consultar o aplicativo "Saúde na Mão", da Prefeitura de São José dos Campos. E lá também constava que ela teria recebido a dose e informava, inclusive, o lote do imunizante.
"Eu decidi fazer o cadastro e assim que entrei fui surpreendida. Eu constava como vacinada em São José dos Campos, mas nunca recebi dose. Minha faixa etária ainda nem foi contemplada. Fiquei assustada e ainda estou porque tenho medo de não receber a vacina", conta.
No banco de dados da prefeitura, o perfil de Virgínia contém os dados de outras vacinas que ela de fato tomou, como a de febre amarela, além da Covid-19.
"Eu estou com medo, quero garantir que vou receber a vacina e que isso seja resolvido", contou.
A mulher acredita ter sido vítima de fraude e registrou o caso na Polícia Civil. A prefeitura abriu sindicância para apurar eventuais falhas.