Pindamonhangaba está realizando a Semana de Campanha de Conscientização sobre o Câncer Bucal, promovida pela Secretaria de Saúde. O evento teve início na segunda-feira (17) e se estenderá até o dia 21. Durante esse período, os moradores poderão realizar avaliações em várias unidades de saúde da cidade. A iniciativa pretende conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal, pois, quando avaliado e tratado antecipadamente, a doença tem cura.
No dia 7 de junho, uma reunião foi realizada para discutir estratégias eficazes de acompanhamento do câncer bucal, focando na detecção precoce e no tratamento de lesões iniciais, o que pode garantir um prognóstico mais favorável. Durante essa reunião, foi decidido por uma campanha regionalizada para realizar uma busca ativa entre os principais grupos de risco do câncer bucal, como idosos, fumantes, trabalhadores rurais, etilistas, pessoas com HIV, pacientes obesos e usuários de próteses dentárias.
A programação da campanha começou no dia 17 com atendimentos em duas unidades: a Unidade de Atendimento Triângulo, que recebeu pacientes das unidades Cidade Nova, Jardim Eloyna, Jardim Regina, Feital, Santa Cecília; e a Unidade de Atendimento Arco-Íris, que atendeu moradores do Cidade Jardim, Nova Esperança, Arco-Íris, Araretama III e Bem Viver.
Na terça-feira (18), a Unidade de Atendimento PS CISAS estará aberta para as unidades Vale das Acácias, Azeredo, CISAS II, Vila São Benedito e Terra dos Ipês. No dia seguinte, 19 de junho, a Unidade de Atendimento CEO receberá pacientes das unidades Vila Rica, Jardim Imperial, Bela Vista, Parque das Nações, Crispim e Castolira.
A campanha segue no dia 20, com a Unidade de Atendimento Bonsucesso atendendo exclusivamente os moradores dessa localidade. No último dia, 21 de junho, as avaliações ocorrerão nas Unidades de Atendimento Goiabal e Cruz Grande, atendendo as unidades Campinas e Goiabal, e a unidade Cruz Grande, respectivamente.