SP irá ampliar enfrentamento ao coronavírus com mil novos leitos de UTI

De acordo com o governo, a prioridade no momento é garantir atendimento a pessoas mais suscetíveis ao quadro grave do coronavírus


Pra um enfrentamento ao novo coronavírus em todas as regiões do estado de São Paulo, o Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (12) a ampliação das medidas urgentes. A principal delas é a reserva de mil novos leitos de UTI para o atendimento a casos do covid-19.

Doria disse que não há razão para pânico e reforçou a importância da campanha de comunicação e prevenção para evitar o alastramento da doença. São 46 casos confirmados da doença no estado: 44 na capital, um em Ferraz de Vasconcelos e um em Santana de Parnaíba - ambas cidades da Grande São Paulo.

Doria concedeu entrevista ao lado do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip.

"É o que denominamos de rede de enfrentamento contra o vírus. São novas medidas de prevenção e medidas incrementais, como mais leitos, medicamentos, equipamentos e profissionais de saúde. Mais mil leitos de UTI serão disponibilizados no estado de São Paulo. Outra recomendação é aumentar os cuidados especiais com as pessoas de 60 anos", afirmou.

De acordo com o governo, a prioridade no momento é garantir atendimento a pessoas mais suscetíveis ao quadro grave do coronavírus, que são pessoas com idade a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas graves e imunodeprimidos, como pacientes que passam por quimioterapia.

A meta é que os serviços de saúde das redes pública e privada estejam preparados para atender e orientar todos os pacientes com rapidez, segurança e qualidade.

O Governador também negou a necessidade imediata de medidas mais drásticas, como a suspensão de atividades em repartições públicas e escolas. Todos os eventos culturais, esportivos e religiosos que reúnem grande público estão mantidos tanto na capital como nas demais regiões do estado.