A Secretaria de Saúde de Taubaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, convocou 8.651 jovens que não receberam a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) na faixa etária de 9 a 14 anos. A iniciativa, chamada "Resgate", acontece em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e vai até 3 de novembro.
A vacina, disponibilizada pelo SUS, é gratuita e pode ser aplicada em todas as salas de vacinação do município. O imunizante protege contra vários tipos de câncer e faz parte do Calendário Nacional de Imunização desde 2014 para meninas e desde 2017 para meninos.
Cobertura vacinal baixa
Em Taubaté, a cobertura vacinal para adolescentes de 9 a 14 anos é de apenas 9,32%, número semelhante ao de 2024, quando 10,56% foram vacinados. Atualmente, estima-se que 29.905 crianças e adolescentes nessa faixa etária residam no município.
A nova estratégia do Ministério da Saúde visa imunizar 90% dos jovens entre 15 e 19 anos - público que antes não tinha acesso ao imunizante pelo SUS - ampliando a proteção contra o HPV. Na primeira fase da campanha em Taubaté, 2.116 mulheres e 6.535 homens ainda precisam receber a vacina.
Sobre o HPV
O PapilomavírusHumano é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, associada principalmente ao câncer de colo de útero e a outros tumores em homens e mulheres. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, podendo a infecção passar despercebida.