Taubaté reforça atendimentos no Hmut para reduzir filas de exames e consultas

Pacientes da lista de espera passam a ser atendidos em cardiologia e otorrinolaringologia, com agendamento realizado pela Central de Vagas.


A Prefeitura de Taubaté, em parceria com a Unitau e a Organização Social responsável pela gestão do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut), ampliou o encaminhamento de pacientes da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de reduzir a lista de espera por exames e consultas.
 
 
O hospital passou a atender pacientes da lista de espera para exames cardiológicos, como ecocardiograma e eletrocardiograma, com 80 exames de ecocardiograma realizados por semana, às terças e sextas-feiras. A Central de Vagas do município entra em contato telefônico com os pacientes seguindo a ordem cronológica de inclusão na lista e fornece orientações de preparo. Com o resultado do exame, o paciente retorna à sua unidade básica de origem para avaliação médica.
 
Para otorrinolaringologia, também são ofertadas 80 vagas por mês para consultas, incluindo lavagens de ouvido para remoção de cerúmen. A Unitau investe recursos na ampliação do Hmut e já iniciou obras para novos ambulatórios de ortopedia e endoscopia, além de dar andamento ao processo licitatório para os ambulatórios de otorrino, fonoaudiologia e psiquiatria.
 
Desde janeiro de 2025, esforços conjuntos da Prefeitura e da Unitau têm permitido a retomada gradual de serviços suspensos desde 2022, como consultas, exames e cirurgias. Mutirões de ultrassonografia e tomografias com contraste para suspeitas oncológicas já foram realizados. Recentemente, o Hmut inaugurou a nova UTI neonatal e ampliou a UTI adulta de sete para 20 leitos, atendendo melhor à demanda das UPAs do município.
 
A ampliação do atendimento ambulatorial e a retomada das cirurgias eletivas seguem como prioridade, garantindo à população acesso a diagnósticos e tratamentos essenciais.