Taubaté registra primeiro caso de sarampo de 2020

Evitar aglomerações, manter os ambientes arejados e fazer regularmente a higienização das mãos, são algumas das recomendações de prevenção


Taubaté registrou o primeiro caso de sarampo deste ano. O caso foi confirmado na última semana pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté e trata-se de um menino de 7 meses, morador do bairro Santa Tereza. Ele não tinha sido vacinado e passa bem. Foi realizado um bloqueio vacinal na residência e região no entorno.

Outros quatro casos suspeitos seguem em investigação pela Vigilância Epidemiológica.

O município fechou o ano de 2019 com um total de 30 casos de sarampo confirmados. O registro desse primeiro caso este ano reforça o alerta para a circulação do vírus do sarampo em pleno verão. No ano passado, Taubaté confirmou o primeiro caso em julho, durante o inverno.

Vacinação e cuidados básicos de higiene são as principais formas de prevenção contra a doença.

Vacina

A vacina tríplice viral é fornecida ao município pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e está disponível durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde. Ela protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. Àqueles que não tomaram ou têm dúvidas devem comparecer às unidades de saúde com a caderneta de vacinação. É preciso levar sempre um documento de identificação e se possível o cartão SIM/SUS.

A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pacientes em tratamento de quimioterapia e pessoas com algum problema relacionado a imunidade. Quem já teve a doença pode ser considerado imune.

Outras orientações são evitar aglomerações, manter os ambientes arejados e fazer regularmente a higienização das mãos.

Campanha

Desde o início da campanha, em 10 de fevereiro, as unidades de saúde de Taubaté receberam 4.646 pessoas com dúvidas sobre a necessidade de vacinação. Deste total, foram aplicadas 89 doses da vacina. A campanha segue até o dia 13 de março em todas as unidades de saúde que possuem salas de vacinação, dentro dos dias e horários específicos de funcionamento.
Durante o dia D da campanha, no último sábado, dia 15 de fevereiro, também foi realizada uma atualização da aplicação da vacina contra o HPV, com a aplicação de 316 doses.