Taubaté supera meta de vacinação contra febre amarela


A um dia do término da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, Taubaté superou a meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde e atingiu a marca de 256.234 pessoas imunizadas, o que representa uma cobertura vacinal de 101,27%.

A meta inicial estabelecida era de uma cobertura de 95%, equivalente a 253 mil pessoas. A campanha, que teve início em 25 de janeiro, termina nesta sexta-feira, dia 2 de março.

Quem ainda não se vacinou pode procurar hoje as 27 unidades de saúde referenciadas para a aplicação das doses das 8h às 16h30, sem intervalo de almoço. Também permanece o funcionamento das UBS Mais em horário estendido para a vacinação até as 20h.

A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de março, deve ser retomada a rotina de aplicação da vacina. As doses contra febre amarela estarão disponíveis apenas em cinco UBS Mais:  Independência, Fazendinha, Gurilândia, Mourisco e Aeroporto. Na UBS Mais Independência, o horário passa a ser das 8h às 15h30. Nas demais UBS Mais fica o horário das 8h às 10h30 e das 13h Às 15h30.

Macacos
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté recolheu na noite de terça-feira o corpo de um sagui encontrado morto na rua Helvino de Morais, próximo ao Sedes. Amostras do animal foram coletadas para análise no instituto Adolfo Lutz.

Um macaco vivo é monitorado pela equipe do CCZ. Os ferimentos indicam que ele teria sido possivelmente atropelado.

D
esde fevereiro do ano passado, foram encontrados 19 macacos mortos no município, com um registro positivo para febre amarela e quatro casos em análise. Os demais exames deram negativo. Do total de animais, 18 são da espécie sagui e apenas um bugio.