Para alertar sobre os riscos do tabagismo, nesta quarta-feira, que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Instituto de Oncologia do Vale, promoveu no Parque Vicentina Aranha, a ação Viva + Sem Cigarro.
Durante o evento um túnel no formato de um cigarro, com oito metros de comprimento e três de altura, foi instalado no parque para que os visitantes pudessem caminhar por dentro de um “cigarro gigante” e ver, por meio de ilustrações, as diversas substâncias tóxicas existentes dentro de um cigarro.
“A ideia é utilizar o impacto visual, associado às informações e orientações que serão dadas pela equipe multiprofissional do IOV para sensibilizar as pessoas e estimular o abandono do vício”, explica a psicóloga do IOV, Patrícia Castro.
A ação contou também com aulas e atividades físicas tais como yoga com foco na respiração, técnicas e dicas de corrida para iniciantes, pilates, treinamento funcional e zumba.
“Preparamos toda essa programação com atividades físicas, pois a prática esportiva é uma importante aliada no combate ao tabagismo, pois ajuda a reduzir a ansiedade”, afirmou a médica oncologista e coordenadora da equipe multiprofissional do IOV, Dra. Cristiane Bittencourt.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de fumantes no Brasil caiu 36% desde 2006. Esse dado é positivo, mas ainda é preciso investir mais em campanhas informativas para ajudar as pessoas a abandonarem o vício, pois estima-se que anualmente 200 mil óbitos aconteçam devido a problemas relacionados ao cigarro.