Após oito macacos serem encontrados mortos com suspeita de febre amarela no Parque Estadual da Serra do Mar, o Ministério da Saúde orienta a intensificação de vacinar os munícipes que ainda não estão protegidos contra o vírus. A vacinação da febre amarela acompanha o 'Dia D' de imunização contra Sarampo e Poliomielite que acontece neste sábado(18).
De acordo com o Ministério, a recomendação para intensificação visa alcançar as pessoas que ainda não receberam as doses, mas que precisam estar protegidas devido à circulação do vírus silvestre no território. Mais de 85% da população do Litoral Norte já esta protegida. A região está abastecida com mais de 40 mil doses para os que ainda não se vacinaram.
Aos visitantes do Parque é necessário que tenham tomado a dose da vacina pelo menos 10 dias antes de entrarem no local. Faixas já foram fixadas em pontos estratégicos do parque com mensagens de orientação ao público.
O Ministério informou que 250 macacos tiveram confirmação da febre amarela. Desse total, 14 casos de primatas ocorreram na região do Litoral Norte, o que equivale a 5,6%.