Veganismo e suplementação: como garantir a ingestão de nutrientes sem consumir ingredientes de origem animal

são as proteína isolada.


Durante o treino ou a prática de algum esporte, nosso corpo consome diversos nutrientes que precisam de reposição. Seja através da transpiração ou do movimento repetitivo, o organismo perde minerais, proteínas e consome o estoque de energia – por isso, é preciso fazer o uso de suplementos que sejam eficazes na reposição desses nutrientes. 

Um dos principais suplementos, o whey protein é obtido através do soro do leite e, por isso, não pode ser consumido por pessoas que seguem uma dieta livre de qualquer produto de origem animal. Dessa forma, surge a dúvida: os veganos podem usar suplementos? A resposta é sim! 

Hoje existem no mercado diversas opções de suplementos veganos, que não possuem ingredientes de origem animal. Conheça alguns deles! 

Proteína isolada de soja

Com alto valor biológico, a proteína da soja é ideal para as pessoas que desejam perder peso, pois possui um baixo valor calórico e também auxilia no ganho da massa magra. O suplemento ainda acelera o metabolismo e previne a gordura abdominal. 

Como esse suplemento normalmente apresenta um baixo nível de PDCAAs, o ideal é complementar a suplementação com outros produtos que sejam ricos em aminoácidos. 

Proteína isolada de ervilha

A proteína isolada da ervilha recebe o nome de pea protein e é rica em lisina, arginina e BCAA. Ela pode ser consumida tanto antes quanto depois do treino, e é uma das melhores opções para os veganos que desejam começar uma atividade física. 

Esse suplemento auxilia na nutrição e na recuperação muscular, tem baixo teor de carboidratos e também é utilizado como fonte de energia para o corpo. 

Proteína de arroz

A proteína de arroz é um suplemento nutritivo em pó e pode ser obtida tanto do arroz branco quanto do arroz integral. Ela é rica em fibras, vitaminas B e E e também em aminoácidos essenciais. 

Esse suplemento pode ser adicionado a vitaminas, shakes, sucos e até mesmo sopas para complementar a quantidade de proteínas de uma refeição.