A equipe da Vigilância Epidemiológica e de Controle de Vetores da Prefeitura de Pindamonhangaba prossegue o trabalho de visita domiciliar com orientações para o combate à dengue e pede apoio da população para eliminação de focos do criadouro do mosquito transmissor.
Apesar do trabalho mais intenso acontecer de janeiro a junho, período de altas temperaturas e chuvas intensas, os agentes da Vigilância Epidemiológica continuam com as ações no segundo semestre, época do ano em que o número de casos diminui consideravelmente.
Durante as visitas realizadas pelos agentes, além das orientações sobre a doença e de como evitar a proliferação dos mosquitos transmissores, a equipe da Vigilância retira e inutiliza todo tipo de criadouro que é encontrado no momento da inspeção.
A cada três meses a equipe realiza uma avaliação do cronograma de visitas que pode variar conforme os dados das últimas visitas, segundo preconiza o Ministério da Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN - SR03 Taubaté).
Dicas para a comunidade ajudar no combate à Dengue
- Evitar acúmulo de água por mais de 7 dias em qualquer lugar da casa. - Não acumular água em vasos e pratos de planta. - Guardar garrafa, potes e todo utensílio que possam acumular água em local coberto ou de forma que não acumule água. - Não acumular pneus em local descoberto. - Limpar seus quintais periodicamente. - Não deixar mato alto no quintal e terrenos baldios. - Limpar e higienizar caixa d'água semestralmente. - Desentupir calhas e viabilização de água da chuva. - Limpar e adicionar cloro ou desinfetante nos ralos internos e externos. - Evitar acúmulo de lixo ou limpeza de terreno por muito tempo em determinados locais.