Yoga pode auxiliar na melhora da saúde mental

A prática ajuda a reduzir a resposta do organismo ao estresse, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão


A prática do yoga tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos como auxiliar na melhora da saúde mental. Com raízes na Índia antiga, a atividade combina exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação para promover o equilíbrio mental e emocional.

De acordo com artigo publicado pela revista Harvard Health Publishing, o envolvimento nessa prática ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Isso ocorre porque o yoga promove o relaxamento e a diminuição da atividade do sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de "luta ou fuga" do corpo, ou seja, diminui a resposta do organismo ao estresse. Nessa esteira, os adeptos conseguem ainda melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.

Por promover o autoconhecimento e a aceitação do corpo, a dinâmica também pode elevar a autoestima e a autoimagem de mulheres com transtornos alimentares, por exemplo. Além disso, esse tipo de exercício também auxilia na melhora da qualidade do sono, crucial para a saúde mental. Um estudo publicado na revista Sleep Health mostrou que a prática do yoga antes de dormir tem efeitos positivos para pessoas com insônia.

O professor de yoga Leandro Castello Branco relaciona a prática a um manual de instruções para a vida, o qual é possível utilizar como ferramenta de transformação, tanto do corpo físico quanto da mente. "O yoga nos diz que, se não estamos contentes com a realidade que nos cerca, podemos mudar", conta o professor.

É importante ressaltar que as pesquisas não sugerem que o yoga deva ser usado como um tratamento único para ansiedade, depressão ou insônia, mas sim como uma ferramenta complementar para aliviar os sintomas relacionados a essas condições. Sendo assim, é importante procurar um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. 

Para aqueles que desejam se tornar professores de yoga e ter mais expertise ao lidar e repassar a prática, participar de um curso professor de yoga, por exemplo, pode proporcionar uma experiência mais profunda em relação aos benefícios da prática. Além de aprimorar habilidades técnicas e didáticas, essa dinâmica pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade do sono e promovendo o equilíbrio mental e emocional na jornada de se tornar um instrutor de yoga capacitado. 

Yoga e meditação melhoram a qualidade do sono

Sono, ansiedade, estresse, saúde mental e qualidade de vida são aspectos interligados. Segundo pesquisa realizada por integrantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio de um professor de Harvard, o yoga pode ser um dos fatores para ajudar pacientes com esses problemas.

Distúrbios do sono costumam causar impacto significativo na vida das pessoas, afetando desde o desempenho diário, o apetite e a memória, até a saúde cardiovascular, e desencadeando problemas como depressão, obesidade e ansiedade. Em casos crônicos, o problema pode até levar a acidentes no trabalho ou no trânsito. 

O orientador do estudo, Rubens Tavares, em matéria publicada no portal da UFMG, conta que um levantamento recente feito em São Paulo, com mais de mil indivíduos, constatou que 15% apresentavam insônia, com um aumento para 32% quando utilizados métodos objetivos de diagnóstico. Embora existam medicamentos que possam ajudar no tratamento, especialistas alertam que muitos têm efeitos colaterais e podem causar dependência. 

A terapia cognitivo-comportamental para insônia é uma opção de tratamento de curto prazo e uma escolha de primeira linha recomendada pela Associação Brasileira do Sono. No entanto, pesquisadores têm estudado outras abordagens, como o uso de yoga e meditação, que podem ajudar os pacientes a terem noites bem dormidas. 

A recomendação ocorre porque essa atividade envolve diversos componentes, incluindo relaxamento, e tem sido associada à redução da excitação cognitiva e fisiológica. Pesquisas têm relatado resultados positivos dessas práticas, com melhorias nos parâmetros cognitivos, eficiência do sono, tempo total de sono, tempo de vigília e latência do sono. 

Benefícios físicos do yoga

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece os benefícios do yoga para a saúde física e mental, o que se reflete na criação do Dia Internacional do Yoga, celebrado em 21 de junho. A iniciativa tem como objetivo incentivar a inclusão de atividade física e promover um estilo de vida sustentável. 

A prática de origem indiana visa a unir o corpo e a mente por meio de exercícios respiratórios, meditação e posturas. Há diferentes tipos de yoga, como o vinyasa flow, iyengar yoga e hatha yoga, que podem ser escolhidos de acordo com as preferências e os objetivos do praticante.

Os benefícios físicos do yoga incluem fortalecimento muscular, melhoria na postura e flexibilidade, além de ajudar a prevenir lesões e dores musculares. O equilíbrio corporal também é trabalhado, o que pode melhorar a coordenação e a mobilidade do corpo.

Exercícios respiratórios podem ser propostos ao longo de toda a prática e são considerados uma parte importante das aulas. Eles contribuem para a melhora de aspectos físicos, mentais e emocionais, atuando na capacidade respiratória, na redução da ansiedade e do estresse e no aumento da sensação de bem-estar.