Arquitetura Barroca: história e pontos para visitar em Minas Gerais

Vindo da Europa, o estilo barroco se espalhou pelas principais cidades católicas do Brasil


O Barroco é um estilo artístico que nasceu na Itália, entre os séculos XVI e XVIII, e se difundiu por diversos países católicos da Europa e América. Chegou ao Brasil por influência portuguesa e é possível identificá-lo principalmente na arquitetura das cidades históricas espalhadas pelo país.

Uma das referências nacionais do estilo é o estado de Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto, Tiradentes e São João del Rei, Diamantina e Mariana. O estilo é tão forte no estado que é possível fazer o roteiro todo inspirado no Barroco Mineiro, onde os turistas podem conhecer mais de perto a história e a arquitetura de diversas cidades que conservam até hoje os ícones do período colonial.

O roteiro pode ser feito livremente ou com o auxílio de uma agência de turismo, o importante é visitar os pontos que carregam o estilo barroco consigo. Leia a seguir sobre as principais cidades:

São João Del Rei: mais conhecida como a cidade dos sinos, ao passear pelas ruas podemos observar vários monumentos da arquitetura colonial. O estilo barroco é melhor presenciado na arquitetura da Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho e esculpida em pedra sabão, abundante na região. O interior apresenta influência do rococó.

Aos domingos é possível participar da missa no local, cujo rito é acompanhado por música barroca. A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é outro local que não pode ficar de fora da visita para quem busca conhecer mais sobre a história do Brasil e do barroco mineiro.

Tiradentes: uma cidade charmosa que encanta muitos turistas, possui importantes monumentos coloniais com barroco que podem ser encontrados, principalmente, na Matriz de Santo Antônio, na Casa de Padre Toledo, onde se reuniam os inconfidentes. O estilo também pode ser presenciado em diversas casas ao passear pelas ruas e no Chafariz de São José.

Ouro Preto: por possuir um grande número de monumentos importantes para a história do Brasil, Ouro Preto foi o primeiro município brasileiro tombado como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Ali é possível visitar a Igreja do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, uma das maiores obras de Aleijadinho.

A maioria das Igrejas apresenta o estilo barroco e podem ser visitadas livremente. Também é possível conhecer algumas minas antigas de extração de ouro na região.

No Museu da Casa dos Contos, onde funcionava a contabilidade da capitania e era recolhido o Quinto, imposto obrigatório das colônias portuguesas, é possível apreciar as diversas moedas que o Brasil já teve e como eram medidas as quantidades de ouro, onde, com o auxílio de um paquímetro, podia-se medir o tamanho e o valor das pepitas de minérios, para coletar o imposto corretamente.