Pesquisa mostra que turismo e exportação geraram mais empregos no país

Em um ranking dos 20 municípios que mais geraram vagas de emprego


Municípios com vocação turística ou que se destacam na produção e exportação de commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional) estão contribuindo para a redução do desemprego no país, revela pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O levantamento analisou os 5.570 municípios do país, dos quais foi feita uma seleção de cidades que empregam pelo menos 10 mil trabalhadores formais. O resultado encontrado abrangeu mais de 660 municípios.

"A gente analisou município a município como evoluiu o estoque de empregados", disse ontem (11) à Agência Brasil o economista da CNC Fabio Bentes. Foi considerado o período de julho de 2020, quando o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) começou a registrar saldos positivos, depois da primeira onda da pandemia do novo coronavírus, até fevereiro de 2022.

Em um ranking dos 20 municípios que mais geraram vagas de emprego, em termos relativos, os pesquisadores da CNC observaram que 15 deles são polos turísticos ou polos produtores e exportadores de commodities. "Dos 20, dez são turismo, como Porto Seguro (BA), Araruama (RJ), Balneário Camboriú (SC), entre outros". Em termos de commodities, predominam os municípios com atividade de mineração.