Pindamonhangaba no Mapa do Turismo Brasileiro

Certificação do Ministério do Turismo abre portas para valorização da área


O Ministério do Turismo certificou a cidade de Pindamonhangaba no Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Essa certificação faz com que o governo federal possa definir para a cidade os recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Atento ao potencial turístico do município, o Senac Pindamonhangaba oferece diversos cursos que vão ao encontro desse setor. Um deles é o Técnico em Guia de Turismo, que atrai alunos de todas as faixas etárias, sempre dispostos a experimentar os desafios da profissão dentro e fora de sala de aula.

O jornalista, publicitário e gestor de Turismo, Marcos Ivan de Carvalho, que completará 74 anos em dezembro deste ano, contou um pouco sobre a sua volta aos estudos e a importância da qualificação. "Sou jornalista especializado em Turismo, mantenho na internet um mix de veículos digitais somente voltados à divulgação de ações no trade turístico e divulgando, também, cultura. Quando soube do curso, em Pindamonhangaba, percebi ser oportunidade para eu adquirir mais conhecimentos técnicos a respeito da atuação profissionalizada e certificada", relata.

Guilherme Torchio Gonçalves tem 17 anos e conta que está muito feliz com o curso: "Estou me sentindo privilegiado por estar aqui. Privilegiado por ser um curso completo! Vamos aprender tudo que precisamos para sermos guias de turismo e, além disso, tudo que estamos aprendendo no curso podemos usar em outras áreas de nossas vidas". Sobre o futuro na profissão, o aluno conta que pretende adquirir experiência na área, mas o seu grande sonho é ser guia em um cruzeiro transatlântico.

Trabalho e lazer 

Para Luciana Campos Tanaka, docente da área de turismo e hospitalidade do Senac Pindamonhangaba, esse setor é um fenômeno social. As pessoas que atuam na área têm como princípio a paixão por viajar e procuram aliar trabalho e lazer.

É o caso de Maria José Carvalho, de 48 anos, que conseguiu uma bolsa de estudo na unidade. "O curso está sendo um divisor de águas. Estou ganhando conhecimento, ânimo para planos futuros e expectativa para uma nova jornada. Minha expectativa é atuar na área de guia em turismo, principalmente na minha região", ressalta.   

Nesta unidade, ainda na área de turismo e hospitalidade, você também encontrará o curso livre de Agente de Informações Turísticas, onde aprenderá a orientar turistas, visitantes e moradores sobre atrativos locais e serviços turísticos, além de repassar informações históricas, culturais e artísticas.

Dentro do Programa Senac de Gratuidade, há vagas para concorrer a bolsas gratuitas nesse curso livre, mas o candidato precisa atender a todos os pré-requisitos. As inscrições para as vagas gratuitas começam no dia 17 de maio, a partir das 12h. Confira mais informações em: https://www.sp.senac.br/programa-senac-de-gratuidade