Amparo psicológico é ampliado em São Sebastião

Nova unidade do Caps em São Sebastião é finalizada


A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que o mundo atravessa uma crise generalizada de saúde mental decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS), os "serviços de saúde mental são essenciais para a resposta contra a Covid-19 e, em última instância, para o processo de reconstrução. Devemos agir para que aqueles que vivem com problemas de saúde mental, assim como os sobreviventes de violência, recebam o apoio que necessitam".

Diante desse fato, São Sebastião tem investido na assistência psicológica, ampliando os atendimentos presenciais e online, para amparar os cidadãos que precisam de ajuda neste momento de angústia e ansiedade.

A construção do novo Centro de Atenção Psicossocial em São Sebastião foi concluído e nesta terça-feira (15), passou a ser de responsabilidade do município.

A unidade que será inaugurada nas próximas semanas, foi vistoriada pela secretária municipal de Saúde, Ana Soares, acompanhada dos engenheiros do Governo do Estado, Ricardo Bertholdo e Osvaldo Bardaro.

A partir de agora, o município se torna responsável pela guarda patrimonial do local e definirá em breve uma data para início dos atendimentos.

Na próxima semana, também será entregue pelo Governo do Estado a conclusão da obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Ambas as unidades foram construídas no bairro do Canto do Mar, na Costa Norte de São Sebastião, servem como portas de entrada para o atendimento na área de saúde mental e ambulatorial da população da região.