Projeto Fica realiza busca ativa para recuperar alunos evadidos

Intuito do projeto é garantir a frequência diária dos alunos, garantir a aprendizagem com qualidade, acompanhar e monitorar a frequência e estimular a permanência na escola


A Secretaria de Educação de Taubaté realizou na última sexta-feira (13), no Centro de Formação de Professores, a apresentação do "Projeto Fica".  O objetivo é garantir, além do acesso, a permanência do aluno na escola.

As escolas serão divididas em equipes que contarão com uma psicóloga e uma assistente social. O projeto será aplicado em duas fases. A primeira fará intervenção junto aos alunos, familiares e equipe escolar dos alunos que, no ano passado, abandonaram a escola e com aqueles que ficaram retidos ao final do ano letivo por motivos de falta.  Em 2019, foram registradas 30 evasões de alunos que cursavam o ensino fundamental e 175 foram reprovados por faltarem às aulas. A segunda fase do projeto foca na prevenção de faltas contínuas dos 29.000 alunos matriculados no ensino fundamental que apresentam baixa frequência escolar.

A busca ativa teve início na segunda-feira, dia 16 de março, nas unidades escolares. O intuito é garantir a frequência diária dos alunos, garantir a aprendizagem com qualidade, acompanhar e monitorar a frequência e estimular a permanência na escola.