Coberturas adicionais no seguro auto: por que considerar?

Segurança e praticidade estão entre os motivos de contratação do serviço


Em função do elevado número de ocorrências envolvendo automóveis, ter um seguro auto se transformou em uma prática fundamental para a pessoa que queira ter um carro.

Quando falamos apenas de furtos e roubos, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2022 aproximadamente 1.000 carros foram roubados por dia no país. No ano passado, essa média continuou, totalizando mais de 370 mil ocorrências no Brasil.

Os números deixam mais evidente a necessidade de contratar um seguro auto, não só pensando em uma apólice simples com os itens básicos de proteção, mas também em coberturas adicionais para que o motorista se sinta mais resguardado, sem falar na possibilidade de contratar um serviço personalizado.

O que são coberturas adicionais do seguro auto? 

As coberturas consistem em opções que o cliente pode agregar dentro da apólice, com o objetivo de deixar a contratação do seguro mais robusta.

Geralmente, as coberturas básicas contemplam colisão, derrapagem ou capotagem, incêndio, roubo e furto, entre outros. Entretanto, coberturas contra pedras, quedas de objetos externos e vidros, não estão previstos, mas podem ser adicionados. 

O segurado que opta por uma cobertura adicional precisa ter em mente que pagará mais caro pelos itens. Por isso, além de buscar uma contratação de um seguro personalizado, é preciso avaliar o perfil de apólice que melhor se adequa ao orçamento. 

Quais são as coberturas adicionais de um seguro auto? 

Existe um amplo leque de produtos que podem compor um seguro auto adicional. Confira alguns deles!

Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) 

A Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) é um perfil de seguro que contempla danos causados a terceiros em ocorrências de trânsito, como acidentes, atropelamentos e batidas.

O contrato se estende também a danos materiais, corporais e morais. A contratação dessa modalidade de seguro oferece vantagens como praticidade e acompanhamento jurídico. 

Acidentes pessoais de passageiros (APP)

Essa opção de seguro é uma cobertura adicional para passageiros nos casos de batidas em que haja necessidade de socorro, ou nas situações em que o acidente resultou em situações mais graves, como morte ou invalidez.

A cobertura arca com despesas médicas e hospitalares, caso seja necessário, e quando ocorrem situações envolvendo morte ou invalidez, parcial ou total.

Essa apólice não contempla proteção em relação a danos físicos temporários, como um corte ou dores por conta de uma batida. 

Kit Gás 

Essa é uma opção que visa preservar esse equipamento no seu veículo. Caso um automóvel seja roubado sem essa proteção, a pessoa recebe apenas o valor correspondente à indenização do carro.

Ao contratar esse serviço, o proprietário está protegido em relação a danos causados por colisão, roubo ou somente do kit gás. 

Extensão de cobertura 0 km

Quando é realizada a cotação de um veículo zero quilômetro, as companhias podem oferecer a extensão de cobertura. Nesses casos, quando ocorre um sinistro com perda total, é realizado o ressarcimento integral do valor que a pessoa pagou pelo carro ao tirá-lo da concessionária.

Porém, essa cláusula é válida por apenas 90 dias mas, com a cobertura adicional, é possível estender esse prato por até 180 dias.

Para os proprietários de veículos que querem saber mais sobre o assunto, o ideal é procurar corretores especializados nesse tipo de seguro.