Commodities: como os brasileiros podem participar deste mercado

Saiba como.


Investidores iniciantes e veteranos têm aspectos em comum, como a necessidade de compor uma carteira diversificada para se proteger das oscilações do mercado. Uma grande alternativa, atualmente, tem sido a possibilidade de investir em commodities - cerca de 30% do Ibovespa é composto por empresas que negociam estes ativos.

Caso deseje se iniciar neste mercado, é importante saber que para investir em commodities - as quais incluem desde metais preciosos até produtos agrícolas - é necessário estar atento aos mais diversos eventos globais, uma vez que trata-se de um setor que sofre influências do clima às mudanças políticas. Além disso, deve-se entender conceitos como procura, oferta e especulação, os quais também impactam o preço das commodities.

Para saber mais, leia as informações abaixo.

O que são commodities?

Commodities são matérias-primas essenciais comercializadas em grande quantidade, as quais podem ser estocadas juntas, independentemente das marcas que as produzam. O termo commodity deriva do inglês "mercadoria", e o mercado se define em produtos de quatro setores ? agrícola, financeiro, de recursos energéticos e minerais.

Veja alguns exemplos de produtos que são considerados commodities:

* petróleo;
* minério de ferro;
* laranja;
* gado;
* ouro;
* trigo;
* soja.

O Brasil é um grande exportador de commodities. A soja é o produto mais despachado para o exterior, ao passo que o minério de ferro vem em segundo lugar. O maior comprador dessas duas commodities produzidas no país é a China ? uma de nossas principais parceiras comerciais. Caso pretenda investir em commodities, você pode negociar esses ativos diretamente na Bolsa de Valores, e o mercado futuro é o modelo mais popular para realizar as transações.

 

 
Como os brasileiros podem investir

Embora o perfil do investidor brasileiro ainda se concentre sobretudo na caderneta de poupança, os fundos de investimento também estão em alta - o Brasil é um país forte na importação e exportação de commodities, o que abre espaço para investir nesse mercado e agregar na diversificação da sua carteira.

O primeiro passo a ser tomado consiste em definir o seu perfil. Afinal, existem opções de investimento que são mais seguras e estáveis. No caso das commodities, trata-se de um mercado variável e, portanto, mais passível de oscilações. Desse modo, é importante ter um conhecimento profundo das flutuações de preço, e do quanto pode-se investir tendo em conta essas alterações.



É relevante, também, avaliar se você pretende entrar no mercado futuro ou avaliar o mercado de opções. O primeiro está atrelado a preços e datas, ao passo que o segundo demanda mais conhecimento, já que toda a transação é realizada por conta própria. É recomendado também definir os valores mínimo e máximo para destinar os seus recursos. Assim, você conseguirá não apenas monitorar com mais precisão e eficiência a volatilidade do mercado, mas também agir em tempo hábil e verificar como o segmento se comporta em diferentes situações.

Com efeito, é possível começar a investir em commodities com valores baixos, o que permite que você se familiarize aos poucos e se torne cada vez mais ponderado nas suas decisões. Além disso, esta é uma oportunidade de impulsionar a sua alfabetização financeira enquanto mergulha no universo dos investimentos.