Como a alimentação interfere na saúde capilar?

Entenda como a alimentação afeta a saúde capilar e quais alimentos devem ser ingeridos para que os cabelos cresçam mais fortes, saudáveis e bonitos


Você é o que você come. Com certeza você já viu, leu ou ouviu essa frase. Afinal de contas, os alimentos que ingerimos realmente definem nossa saúde e a condição geral do nosso organismo? Ademais, os alimentos também influenciam a saúde capilar? 

Você é o que você come 

Claro que há quadros clínicos que não dependem exclusivamente da dieta adotada por cada indivíduo, é o caso de patologias genéticas e hereditárias, além de condições decorrentes de traumas e acidentes, porém pode-se afirmar que, em geral, somos sim o que comemos.

Por isso, não é de surpreender que um indivíduo que consome grandes quantidades de sal desenvolva hipertensão ao longo da vida, ou que o consumo elevado de gorduras possa resultar num enfarte e na obstrução de veias e artérias.

O mesmo vale para quem se alimenta corretamente: o consumo de vitaminas fortalece o sistema imunológico e, assim, quem come de forma equilibrada termina por ficar menos doente e mais bem disposto. Mas os cabelos também entram nessa equação? 

Alimentação e saúde capilar 

A saúde capilar é diretamente afetada pela dieta, pois muitos nutrientes que consumimos beneficiam a saúde dos cabelos e da pele (não esqueça que o couro cabeludo também é feito de pele), além de aumentar ou diminuir sua oleosidade, brilho, resistência e elasticidade:

  1. Mais cabelo!

Se você deseja ter cabelos mais fortes e com crescimento saudável e acelerado invista em alimentos com betacaroteno e zinco, como cenoura e aveia. O betacaroteno é essencial no combate aos radicais livres e evita a queda dos fios, já o zinco favorece o crescimento fortalecendo o bulbo capilar. Existe, diversas opções de produtos capilares com essas composições, inclusive shampoos Salon Line;

  1. Couro cabeludo saudável

Para fortalecer o couro cabeludo e mantê-lo mais protegido do vento e dos raios solares consuma alimentos com selênio e ômega 3. Os alimentos que mais contêm essas substâncias são os peixes de água salgada, como salmão e atum;

  1. Xô caspa

O agrião é um grande aliado dos fios, pois além de produzir mais queratina, ele evita o surgimento da caspa. Por isso, não deixe de incluir a hortaliça no cardápio diário: o agrião pode ser consumido em saladas, sucos e milk shakes.

Por fim, é preciso ter em mente que os cabelos são parte do nosso organismo, que é um construto único, ou seja, todas as suas partes estão conectadas. Assim, os alimentos que ingerimos são aproveitados em maior ou menor escala pelos nossos órgãos, tecidos, pelos, etc. Daí a importância em ter uma dieta saudável e rica em nutrientes e sais minerais.