Dificuldades para focar no estudo? Confira as dicas e destrave o seu potencial!

.


Sabia que estudar demais prejudica a capacidade de aprendizado? Isso porque muitas horas de estudos podem causar cansaço mental, ansiedade, insônia, estresse, entre diversos outros fatores.  Além disso, o cérebro tem um limite de tempo que consegue ficar concentrado - em média 30 minutos. 

Entretanto, isso não significa que devemos estudar apenas nesse pequeno período de tempo, mas sim tirar o melhor proveito dele e aprender a reconectá-lo com o estudo. Alguns métodos podem ajudar nesse processo.

Acompanhe abaixo dicas fundamentais para ajudar a estudar melhor e de forma mais eficiente.

Organização 

A organização é fundamental para começar qualquer método de estudos, pois é o que irá ditar cada etapa do seu aprendizado. Organize o ambiente que irá passar horas estudando, assim como determine os tipos de conteúdos que precisará consultar.

Organizar o que vai estudar é fundamental para criar um roteiro mais eficiente. Escolha o formato do conteúdo (livros, artigos, vídeos, podcasts...) e crie tópicos com cada assunto que fará parte do seu cronograma naquele dia ou semana. O importante é saber o caminho que irá percorrer. 

Determine o início e o fim

Por quanto tempo você pretende estudar? Nessa etapa, o autoconhecimento faz muita diferença, pois não adianta você determinar quatro horas de estudo e, na prática, realizar apenas uma hora. Isso causa frustração e desânimo.

seja coerente com você e determine um horário para começar e para terminar. Você funciona melhor pela manhã ou à noite? Use isso ao seu favor e certifique-se que será possível cumprir esse período,  que nos leva ao tópico seguinte.

Tenha disciplina

A disciplina é a chave. Muitas vezes somos pegos de surpresa pelo desânimo, mas precisamos seguir mesmo assim. Ter disciplina é continuar mesmo nos momentos mais difíceis, portanto desenvolva essa habilidade em você.

Procure ter um objetivo claro na sua mente sobre aonde quer chegar e use como combustível para continuar estudando. 

Métodos de estudo para aplicar na prática

Agora que você já sabe como se preparar para estudar melhor, vamos apresentar alguns métodos que te ajudarão a tornar mais fácil o aprendizado.

Mapa conceitual e mental

Dois métodos eficientes para memorização eficiente são: mapa conceitual e mapa mental. Apesar de parecidos, cada um tem a sua particularidade e vale testar aquele que melhor funciona com você.

O mapa conceitual consiste em registrar suas ideias por meio de uma tema central criando vínculos com diversos outros sobre o mesmo assunto. De forma prática, você inicia um organograma com círculos ou quadrados e de forma hierárquica registra o tema central no topo. 

A partir disso, você inclui abaixo outros elementos conectados por setas ou linhas e um verbo de ligação. O interessante é que você pode organizar suas ideias e compartilhar com outras pessoas.

No exemplo abaixo da Miro, ferramenta que permite fazer o seu próprio mapa conceitual online, é possível ver a estrutura desse método.

Imagem: reprodução Miro

Já o mapa mental, permite inserir muito mais elementos visuais e sua estrutura não precisa seguir uma forma hierárquica. Esse tipo de método é usado muito em atividades que precisam criar alguma coisa e é muito mais individual do que compartilhável, pois é como se fosse um desenho mental do que você aprendeu.

Abaixo um exemplo de um mapa mental sobre a primeira guerra mundial.

Imagem: @med_rabiscos

Tomate

Você tem dificuldade para se concentrar e costuma perder o foco rapidamente? Essa técnica é para você! Lembra quando falamos que o cérebro leva, em média, cerca de 30 minutos para perder o foco? Essa técnica trabalha exatamente isso, ela consiste em um temporizador que ficará ativo por 25 minutos e nos 5 seguintes você faz uma pausa.

É importante manter o foco durante os 25 minutos e após quatro ciclos entre concentração e pausas, o descanso pode ser mais longo (15 ou 20 min). Essa técnica evita que o cérebro entre em esgotamento e você pode aumentar o tempo de foco conforme se adapta.

Intercalação de temas

Ficar no mesmo assunto por horas, pode levar ao cansaço do cérebro e a perda de interesse pelo tema. Um método muito eficiente é a intercalação dos temas. Divida o tempo de estudo entre diferentes assuntos, aprender coisas diferentes desperta a sensação de curiosidade, além de evitar a procrastinação.

Resumos e fichamentos

Resumos e fichamentos são os métodos mais utilizados nos estudos, pois são anotações das ideias principais. O primeiro consiste em um texto corrido sobre o que você aprendeu, já o segundo é formado por blocos com os tópicos principais abordados.

Ambos são muito úteis, pois ajudam a fixar o aprendizado através da escrita. 

Revise o que aprendeu

A revisão faz parte do processo de aprendizagem que ajuda a fixar o conteúdo na memória. O cérebro trabalha com a memorização de curto prazo, que é aquela que você esquece conforme o tempo vai passando e a de longo prazo, que é aquela memória que você não esquece.

Para evitar esquecer aquilo que você aprendeu e transformar a memória de curto prazo, é preciso consultar suas anotações e rever tudo aquilo que você estudou antes. Você pode usar os métodos anteriores e incluir a revisão a cada três dias ou uma vez por semana, por exemplo. Os métodos ajudarão a fixar o conteúdo  e a revisão permitirá que tudo permaneça na sua memória.