Móveis antigos de madeira: Aprenda a restaurar de um jeito prático

Os móveis antigos de madeira são um verdadeiro charme na decoração, podendo ser restaurado de diversas formas para combinar com a sua mobília atual.


Se você optou por móveis de madeira maciça, esse tipo de mobília nunca sai de moda, combinam com conceito aberto de cozinha, quartos e decoração de banheiro, pois é um tipo de madeira mais resistente para móveis e usado nos mais diversos ambientes.

Portanto, seja uma relíquia familiar ou apenas para combinar com a nova decoração, aprenda a restaurar móveis antigos de madeira em casa, usando as dicas que vamos ensinar aqui abaixo. 

 Dicas para restaurar móveis de madeira

Antes de começar a restaurar um móvel de madeira, verifique se o artigo está em condições para usar por mais tempo, caso necessário substitua as madeiras que não poderão ser reaproveitadas.

Um exemplo são os móveis com pé palito, que surgiram lá na década de 80, essas são peças atemporais que valem muito a pena usar na sua decoração.

Feito isso, estude as possibilidades para restaurar o móvel, como exemplo, o recebimento de uma nova pintura, conserto das rachaduras ou até uma restauração usando o verniz.

Materiais para restaurar móveis antigos de madeira 

Depois de escolher o móvel de madeira que será restaurado, confira alguns materiais que podem ajudar no processo de restauração de móveis antigos de madeira.  

  • Lixa para madeira;
  • Pincel de rolo;
  • Pincéis de cerdas e pincel tipo spalter;
  • Palha de aço;
  • Cola para madeira;
  • Tinta e/ou verniz;
  • Avental e roupas velhas.

Esses são os materiais básicos para restaurar peças de madeira, mas você pode investir em outros detalhes como novos puxadores de porta de madeira, tecido para revestir o móvel entre outras opções.

Passo a passo para restaurar de um jeito prático seus móveis de madeira

Para customizar móveis antigos, reúna todos os materiais necessários que agreguem a sua personalidade e siga o passo a passo, que pode ser feito em casa.

  1. Remova as partes para a limpeza do móvel;
  2. Use a lixa para retirar o verniz, pintura ou ondulações na superfície;
  3. Previna a aparição de parasitas, como cupins. Use um produto específico;
  4. Aplique a cola nas rachaduras mais profundas;
  5. Pinte o móvel antigo usando o rolinho e pincel de cerda;
  6. Espere secar para passar outra mão de tinta.

Se você optar por passar verniz no móvel antigo, faça todo esse processo, mas não aplique a tinta. Use a palha de aço para polir, após deixar 3 horas secando da primeira camada. Ao final aplique a terceira camada e aguarde o móvel secar.