Está precisando de dinheiro de maneira rápida? Já conhece o empréstimo pessoal? Essa linha de crédito dá um fôlego financeiro, principalmente em emergências, pois seu acesso é simples e rápido. Além disso, é possível buscar boas negociações com condições especiais para pagamento.
E, o melhor, é que não precisa justificar o motivo da solicitação, podendo utilizar o dinheiro para o que desejar, como pagamento de dívidas, começar um negócio, estudar, comprar algo de valor mais elevado, fazer uma viagem, etc. Quer saber mais? Confira aqui o que é empréstimo pessoal e suas vantagens!
Entenda o que é empréstimo pessoal
Conhecida também como crédito pessoal, o empréstimo pessoal acontece quando uma determinada instituição financeira concede uma quantia de dinheiro a pessoas físicas.
O grande diferencial de outras linhas de crédito é que nesta o recurso pode ser utilizado da maneira que preferir, sem ter que justificar o motivo da solicitação, diferente de um financiamento, por exemplo, em que é obrigatório ter uma finalidade de uso do dinheiro.
O acordo consiste no banco liberar a quantia, se a pessoa se comprometer a pagar as parcelas mensais, dentro do prazo de vencimento definido, com a adição de juros. Essas condições são definidas pela instituição financeira, conforme as políticas internas do credor, em uma análise de crédito que envolve alguns critérios.
Os critérios mais comuns que são avaliados são o histórico de pagamento da pessoa, situação do nome na praça, score de crédito, valor solicitado, renda mensal, se possui moradia fixa no país e se possui entre 18 e 79 anos de idade.
Porém, podem variar de acordo com a instituição. E ainda, pode influenciar nos valores das taxas, já que quanto maior a probabilidade de inadimplência, maiores podem ser as taxas ou ter a reprovação do crédito.
Ou seja, se constar o nome sujo no mercado, score de crédito baixo e relacionamento ruim com as credoras, é muito mais difícil obter a concessão do crédito. Porém, não impossível.
Como funciona o empréstimo pessoal alternativo?
Uma opção é o empréstimo pessoal alternativo, uma linha de crédito mais recente, disponível para negativados, e também para quem possui score baixo. Seu diferencial é que as parcelas do empréstimo serão descontadas nas próximas faturas da conta de luz.
Sendo assim, as parcelas são somadas à conta de energia mensal, aumentando a confiança dos credores em conceder o crédito, mesmo para as pessoas com nome sujo, já que dificilmente alguém deixa de pagar a conta de luz por ser um serviço essencial de moradia e sobrevivência na atualidade. Separamos esse artigo para que você entenda como fazer empréstimo na conta de luz. Confira tudo detalhadamente!
Como funciona o crédito pessoal?
Ao pedir o crédito, a instituição financeira solicita alguns documentos para análise, como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral), comprovante de endereço, comprovante de renda, entre outros. Também pedem algumas informações, como o valor requerido.
Após realizar-se uma análise de crédito, para verificar se o indivíduo tem condições de cumprir o acordo e qual é o risco de inadimplência. Se for aprovado, começa a negociação da quantidade de parcelas, valor da quantia, e obrigações contratuais. Também pode negociar os percentuais de juros e taxas.
Lembrando que essas condições podem mudar de uma instituição para outra, sendo recomendado antes de fechar com uma, verificar as possibilidades em outros locais, a fim de encontrar a opção com as melhores condições.
Após assinado o contrato e liberada a quantia na conta-corrente do indivíduo. Quando a pessoa já tem em aberto uma conta bancária, o próprio banco pode oferecer esse serviço ou já deixar uma quantia pré-aprovada disponível. Tudo isso pode ser requerido na agência física ou pela internet, através do aplicativo oficial do credor e da plataforma.
Vantagens do empréstimo pessoal
Ao entender melhor o que é empréstimo pessoal, podemos destacar as vantagens de contratá-lo. Afinal, seu sucesso no país é grande, sendo uma das linhas de crédito mais utilizadas pelos brasileiros. Veja:
Liberação rápida e simples
Como mencionamos, não requer tantas burocracias para conseguir esse tipo de empréstimo, quando comparado com outras operações. Além disso, é possível realizá-lo de maneira fácil pelo próprio celular utilizando o aplicativo do banco, de maneira totalmente virtual.
Muitas vezes, ao ter um bom relacionamento com a instituição financeira, a própria pode deixar uma crédito pré-aprovado para você pelo app do banco, solicitando apenas que escolha o número de parcelas, datas de vencimentos das mesmas, e aceite o contrato com os detalhes das condições disponíveis.
Pode antecipar pagamento de parcelas?
Outro ponto, é que geralmente esse tipo de empréstimo permite que você antecipe o pagamento das parcelas, o que permite ter mais descontos ou diminuição do valor de juros das parcelas antecipadas. Então, se você conseguir juntar a quantia que falta das parcelas em um tempo menor que estipulou, pode-se negociar com a instituição para receber descontos.
É possível encontrar opções com juros mais baixos?
Quando comparado a outros serviços, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, o empréstimo pessoal se destaca como uma opção mais vantajosa.
Outro ponto são as condições estabelecidas pelas instituições financeiras conforme sua política interna, e por isso, pode variar muito de um local para outro. A dica é pesquisar bastante antes e sempre tentar negociar as taxas e as condições oferecidas no contrato.
Gostou de saber o que é um empréstimo pessoal e suas vantagens? Então compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também entendam mais sobre essa oportunidade!