Será que o mercado de carros usados chinês ultrapassará o mercado japonês?

Carros elétricos


O mercado global de carros usados foi avaliado em US$ 1.6 trilhões em 2022, com expectativa de crescimento a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 6.1% entre 2023 e 2030.

Muito desse crescimento se deve à competitividade de preços entre os novos players na indústria de carros usados e pela dificuldade dos clientes de comprar carros zero km.

No meio de tudo isso, uma questão corre em paralelo: será que o mercado chinês pode superar o mercado japonês de carros usados?

O crescimento do mercado chinês de carros usados

Nos últimos anos o mercado chinês tem tido um crescimento exponencial, impulsionado por uma série de fatores. O principal é o aumento da demanda por carros elétricos no país.

Aconteceu por conta de incentivos governamentais para a indústria de veículos elétricos e também por uma mudança comportamental dos consumidores, que agora buscam produtos ecologicamente corretos.

Atualmente, o mercado chinês de carros seminovos é avaliado em US$ 57.42 bilhões e é esperado que chegue a US$ 104.3 bilhões até 2029. Para esse crescimento é projetado um CAGR de 12.68%.

Veículos elétricos usados chineses estão depreciados

A China é, hoje, quem lidera a corrida pela tecnologia verde. Então, não é de se surpreender que o país seja o maior mercado de carros elétricos do mundo.

Mas se por um lado é o mercado que mais vende carros elétricos 0km, por outro, o mercado de carros elétricos usados ainda é pequeno, com cerca de 500 mil unidades vendidas em 2020.

Ainda há desconfiança dos motoristas em comprar veículos elétricos usados por alguns fatores, como a espera de uma tecnologia melhor, falta de subsídio e a baixa infraestrutura de carregamento.

Uma análise de mais de 20.000 vendas de carros elétricos usados na China mostrou que o valor desses veículos caiu em média 45% após um ano, 58% após dois anos e 67% após três anos. O que é muito mais rápido que a depreciação dos veículos a combustão interna.

Então, as marcas chinesas renomadas mundo a fora, como a BYD, fabricante de títulos populares como o Qin Plus, tem de vento em polpa no mercado de elétricos 0km. Mas elas não mantém o mesmo otimismo no mercado elétricos usados.

E isso levanta a dúvida se a China pode mesmo superar o Japão nesse mercado específico.

Concorrência com o mercado japonês

Historicamente, o Japão sempre foi referência nesse mercado, tendo ótima reputação, qualidade e confiabilidade. Com certeza você já ouviu alguém dizer que "carro japonês não dá problema".

Por outro lado, a fama dos produtos chineses sempre foi questionada. Por muitas décadas, comprar produtos do país era sinal de dor de cabeça, pois invariavelmente, algum daria problema.

Portanto, será que a China está pronta para desafiar essa posição?

Em termos de tamanho territorial e população, a concorrência do mercado chinês e japonês de carros usados é até desleal. A China tem hoje cerca de 1.4 bilhões de habitantes, enquanto o Japão tem cerca 126 milhões, ou seja, apenas 9% da população chinesa.

Por conta disso, não foi nenhuma surpresa a China ultrapassar o Japão no mercado asiático de carros usados e tomar a liderança global (com momentos de alternância com os Estados Unidos).

O desafio chinês no mercado global

Aquele preconceito que muitos tinham com produtos chineses é bem menor hoje em dia. Grandes montadoras chinesas já demonstraram intenção de montar fábricas no Brasil, enquanto outras, como a BYD, já tiraram os planos do papel e vendem seus 0km diretamente aos brasileiros.

Em um mercado aquecido como o brasileiro, que registrou aumento de quase 10% nas vendas de carros usados (combustão e elétricos) em 2023, as marcas chinesas sabem que podem se dar muito bem. Embora as montadoras não vendam carros usados por aqui, há concessionárias e antigos donos que revendem.

Uma das grandes vantagens que a China tem sobre outros países do mundo é em termos de produção e volume. Isso pode levar a preços mais competitivos no mercado de carros usados.

Hoje, o desafio chinês não é desbravar novos mercados e ganhar confiança, mas basicamente em se estabelecer no país, pois isso é algo de médio prazo. Mas se tem uma coisa que os chineses já demonstraram ter, é paciência.

Os carros chineses vieram para ficar

Já é realidade que o mercado chinês de carros usados superou o japonês que, embora mantenha a reputação de confiabilidade, não conseguiu competir com a potência que a China se tornou.

Considerando que a tecnologia, investimento em pesquisas e, principalmente, a qualidade dos carros chineses aumentou consideravelmente, dá para afirmar que eles brigarão pelo topo de qualquer mercado.