Aliança Brasil 4.0 tem cerimônia de lançamento e deve ajudar a impulsionar o desenvolvimento tecnológico na indústria


Nesta última quinta-feira (22), aconteceu a cerimônia de lançamento da Aliança Brasil 4.0, um compromisso público de empresas com o desenvolvimento e a democratização da Indústria 4.0 no Brasil. A ideia foi organizada pela ICC – Brasil (Câmara Internacional de Comércio).

Esse projeto faz parte das iniciativas da Comissão de Economia Digital da entidade, que tem como um de seus objetivos ajudar a indústria brasileira a ser inserida na cadeia de valor mundial via tecnologias 4.0.

Estiveram presentes o CEO mundial da Siemens, Joe Kaeser, a CEO da SAP do Brasil, Cristina Palmaka, a general manager da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, o general manager Latam da Adobe, Frederico Grosso; o CEO da Deloitte, Altair Rossato, o presidente da Qualcomm para America Latina, Rafael Steinhauser, o vice-presidente de Industry Business da Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, o vice-presidente da Basf, Tobias Dratt, e country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, além do  presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Luiz Augusto de s. Ferreira e do representante da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria).

A plataforma será incubada pela Comissão de Economia Digital da ICC no Brasil e tem como desafios: promover a democratização da indústria 4.0, conectando o Brasil aos padrões internacionais de inovação; conectar as empresas brasileiras às iniciativas que já acontecem no mundo (via plataforma do ICC); promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e suas aplicações; identificar oportunidades internacionais para o setor privado brasileiro (via ICC); promover projetos de capacitação e treinamento e promover o diálogo com governo e reguladores.