Aprenda a otimizar o uso do gás de cozinha no dia a dia

Gastar menos tempo no cozimento dos alimentos e contar com algumas técnicas na cozinha fazem com que você gaste menos com gás


Todos sabemos que é fundamental buscar economizar os gastos domésticos, principalmente quando eles envolvem o gás de cozinha, elemento fundamental para o dia a dia das famílias e que sofre aumento de preços no mercado constantemente. Pensando nisso, separamos algumas dicas que contribuem para economizar gás, ajudando também seu bolso. 

Qualidade do fogão

Antes de tudo, certifique-se de que seu fogão esteja em ótimo estado. Isso porque a condição do eletrodoméstico afeta muito o seu desempenho e, consequentemente, a utilização do gás.

Analise se a porta do forno está fechando devidamente, se as bocas estão em perfeito estado, distribuindo chamas uniformemente, e se a saída de gás em cada uma não está entupida. Além disso, veja se os botões estão funcionando normalmente. Caso estejam emperrados ou algo do tipo, levará mais tempo para a chama se levantar, gastando mais gás no processo. 

Estado das panelas

As panelas usadas no preparo dos alimentos também dizem muito sobre o gasto de gás durante o processo. Portanto, verifique o estado dos itens. Panelas com o fundo torto devem ser descartadas, visto que o calor do fogo será distribuído de forma desigual, o que ocasionará mais tempo de cozimento e, logo, mais gás será gasto.

Antes do cozimento 

Organize-se na cozinha para não ter de interromper o cozimento abrindo ou tirando a panela do fogo. Assim, já tempere e adicione tudo que seja necessário na panela antes de ligar a boca do fogão. A ideia é sempre deixar o fogão ligado o menor tempo possível.

Além disso, é recomendado dar preferência a cortes pequenos dos alimentos. Isso porque pequenos pedaços ficam prontos mais rapidamente do que os grandes.

Durante o cozimento

Para que o preparo da comida seja mais rápido, a fim de economizar gás, selecione as panelas ideais conforme o alimento.

Dê preferência a panelas menores quando possível, porque mais rapidamente o utensílio chegará à temperatura certa e deixará pronto o alimento. As panelas grandes demandam mais tempo para esquentar e uniformizar o calor dentro de si. 

Além disso, sempre opte por tampar as panelas, em razão de o cozimento ser mais rápido quando não há troca de ar entre a parte interna do item e o ambiente.

No caso da utilização do forno, mantenha-o sempre fechado. Prive-se de abrir o eletrodoméstico para ver o estado do alimento, porque, ao abrir o forno, a temperatura interna recebe o ar do ambiente, fazendo com que o fogão trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais gás para voltar a aquecer. 

Cozinhe menos vezes

Uma forma de gastar menos na compra de botijão de gás é cozinhar menos vezes. Uma sugestão para isso é preparar os alimentos semanalmente e congelá-los em pequenos recipientes para cada dia da semana. Assim, basta descongelar o que será consumido no dia e esquentar, seja no micro-ondas ou mesmo no fogão. Dessa forma, você poupará gás e tempo.