A Receita Federal publicou um edital do próximo concurso. Ao todo, são 699 vagas para trabalhar na pasta. Dessas, 469 são destinadas aos analistas tributários. O salário inicial para quem for aprovado é de R$ 12.352,39. Então, para quem está interessado em participar desta seletiva, nós vamos explicar tudo sobre o cargo.
No geral, o analista tributário é o responsável por apurar, controlar e recolher os impostos diretos e indiretos. Na Receita Federal, o servidor pode exercer as atribuições de auditor-fiscal:
Atuar no exame de matérias e processos administrativos.
Analisar desempenho e efetuar a previsão de arrecadação.
Lavrar termo de revelia e perempção (impostos que foram apresentados fora do prazo).
O analista também pode ser direcionado para realizar atividades específicas no segmento de informática, além de executar procedimentos orçamentários e financeiros. É preciso destacar que, para essa função, a pessoa que deseja fazer o concurso deve ter ensino superior completo. Não precisa necessariamente ser de administração, mas a graduação deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, uma série de requisitos devem ser cumpridos, como estar quite com obrigações eleitorais, ter aptidão física e mental para exercer a profissão e apresentar declaração de bens até a data da posse.
De acordo com o Sindifisco Nacional, a expectativa é de que as provas aconteçam ainda neste ano, entre outubro e novembro. O último concurso realizado pela Receita foi em 2012. Na época, foram 750 vagas para o cargo e foram registrados 93.692 inscritos. O formato das provas foi o seguinte:
30 questões que envolveram Legislação Tributária e Aduaneira (Cargo na Área Geral).
30 questões de Informática (Cargos no setor de Informática).
25 questões de Direito Constitucional.
20 questões de Língua Portuguesa.
20 questões de Direito Tributário.
10 questões de Espanhol ou Inglês.
10 questões de Raciocínio Lógico.
10 questões de Administração Geral.
10 questões de Contabilidade Geral.
Informações divulgadas pela Coordenação de Gestão de Pessoas da Receita Federal apontam que o déficit de servidores aumenta a cada ano. A tendência é que isso aumente, devido às aposentadorias que devem acontecer nos próximos anos. Atualmente, o Brasil opera, em teoria, com apenas 40% do efetivo necessário para arrecadar, fiscalizar e cobrar tributos.
Os concursos da Receita Federal são muito concorridos e de alto nível de dificuldade. Justamente por isso, é necessário ter uma preparação diferenciada, mantendo sempre um ciclo de estudos sobre os auditores fiscais e também em relação aos analistas tributários. Existem pessoas que passam anos estudando até chegar esse momento; então, se você tem interesse em fazer os testes, é interessante elaborar um plano de estudos antecipadamente.