Indústria paulista gera 8,5 mil vagas de emprego em abril, aponta Fiesp

Setor de açúcar e álcool geral 7,7 mil vagas e impulsiona resultado do mês


A indústria paulista fechou mais um mês com saldo positivo na geração de emprego, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon). O levantamento é resultado da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo e revela que o bom resultado foi impulsionado pelo setor de açúcar e álcool.

Em abril foram gerados 8,5 mil postos de trabalho, alta de 0,39% na comparação com o mês anterior, na série sem ajuste sazonal. Com ajuste, há recuo de 0,29% no mês. Em março, o nível de emprego na indústria paulista também apresentou resultado positivo com 9,5 mil contratações. O segundo mês consecutivo de resultado positivo segue sob a forte influência do setor sucroalcooleiro, cujas contratações estão aquecidas por conta do período de safra agrícola.

De acordo com a Fiesp, as usinas contrataram no mês de abril 7.673 trabalhadores. No acumulado do ano, o nível de emprego na indústria paulista segue positivo, com a geração de 21 mil vagas, alta de 0,97%, ainda na série sem ajuste sazonal.

Apesar de os dados parecerem favoráveis, o diretor titular do Depecon Paulo Francini se mostra cauteloso e observa que “não há otimismo e recuperação para o emprego na indústria. O resultado ainda segue embasado pela geração de postos de trabalho no setor de açúcar e álcool, que influenciou o saldo de março e mais fortemente abril”.

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de abril, 9 ficaram positivos, 10 negativos e 3 permaneceram estáveis.