Vendas de carros e comerciais leves crescem 38,86% em março, diz Fenabrave
Mesmo levando-se em conta o impacto sofrido dos cinco dias úteis a mais em relação a fevereiro, a alta no mês de março também demonstra sinais de recuperação
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou ontem (3) que houve crescimento de 38,86% no mês de março em comparação com fevereiro nas vendas de veículos no Brasil, considerando-se apenas os carros e comerciais leves (picapes e furgões). Segundo a entidade, no mês passado foram emplacadas 183.850 unidades. A federação informou que houve crescimento de 6,11%, em relação a março do ano passado.
Segundo o balanço divulgado, quando englobados os carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, as vendas apresentaram alta de 5,5% quando comparado com março de 2016 e de 39,43% em relação a fevereiro, com emplacamento de 189.143 unidades.
Quanto a todo o setor de distribuição de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), houve crescimento de 37,91% em março na comparação a fevereiro, com o emplacamento de 282.631 unidades. Na comparação entre o mês de março de 2017 e o mesmo período de 2016, houve queda de 3,83% nos emplacamentos este ano.
“Na comparação, em dias úteis, a variação diária, em março, foi positiva em 8,53%, o que demonstra uma sinalização positiva. Apesar da manutenção das incertezas políticas e econômicas do país, acreditamos que a curva de queda no acumulado deverá arrefecer para que possamos ter um crescimento moderado até o final deste ano”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.
Mesmo levando-se em conta o impacto sofrido dos cinco dias úteis a mais em relação a fevereiro, a alta no mês de março também demonstra sinais de recuperação, diz o presidente da federação.