Com campeãs olímpicas, Judô do Brasil realiza treinamentos em Pindamonhangaba

Rafaela Silva e Sarah Menezes estão entre os 90 atletas que treinam na cidade visando a disputa do Mundial


Seleção feminina em treinamento em PindaSeleção feminina em treinamento em Pinda (Foto : Lays Guerrero)

A seleção brasileira de judô está em Pindamonhangaba para um período de cinco dias de treinamentos preparatórios para as próximas competições do calendário internacional. Ao todo, estão na cidade uma equipe de 117 pessoas, sendo 90 atletas. Entre eles estão as campeãs olímpicas Rafaela Silva e Sarah Menezes, além de outros medalhistas do país como Rafael Silva 'Baby' e Mayra Aguiar.

O grupo é composto por quatro equipes diferentes que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Sênior de Budapeste 2017, no Campeonato Mundial Júnior de Zagreb, na Universíade de Taipei e nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Santiago. "A ideia é não só trabalhar a equipe principal, mas também fomentar e desenvolver o judô brasileiro como um todo com as equipes que vão para as outras competições. É claro que o Campeonato Mundial Sênior é o nosso principal foco, mas trabalharemos de uma forma integrada com todas os atletas", explicou Fulvio Miyata, técnico da seleção sênior masculina.

Medalhistas olímpicas: Ketleyn Quadros (esq.), Sarah Menezes e Rafaela Silva, junto de Natália Falavigna (de preto) em PindaMedalhistas olímpicas: Ketleyn Quadros (esq.), Sarah Menezes e Rafaela Silva, junto de Natália Falavigna (de preto) em Pinda (Foto : Lays Guerrero)

Um dos destaques da equipe será Rafaela Silva, que nesta terça-feira (8) comemora um ano exato da conquista do ouro nas Olimpíadas do Rio 2016.  A judoca de 25 anos, da categoria até 57 kg, tentará seu segundo título, ela também foi campeã mundial em 2013.

"Esse Mundial será muito difícil para mim. Após o ouro no Mundial em 2013 e nas Olimpíadas em 2016, sou mais visada pelas adversárias, mas estou preparada para esse desafio junto com toda a equipe brasileira", ressalta. "Temos uma equipe com judocas experientes e novatos, que vão para seu primeiro Mundial, e precisamos nos ajudar sempre. Eu tenho mais experiência e tento passar todo conhecimento que posso para as outras garotas e ajudá-las a fazer uma boa competição e conquistar uma medalha", diz Rafaela.

Além dos treinos técnicos no tatame e da preparação física, os atletas passarão também por diversas avaliações médicas comandadas pela equipe de medicina do esporte da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e ainda por testes fisiológicos conduzidos pela equipe do Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

As atividades em Pinda vão até sexta-feira (11), quando os convocados estarão liberados para retornar às suas respectivas cidades. O embarque para o Campeonato Mundial de Budapeste começará no dia 20 de agosto.

Seleção masculina realiza treinamentos em PindaSeleção masculina realiza treinamentos em Pinda (Foto : Lays Guerrero)
*Com informações da CBJ