O domingo (3) começou ensolarado e bastante animado para mais de 2.500 atletas inscritos na tradicional corrida de rua em comemoração ao aniversário de 146 anos do distrito de Eugênio de Melo, na região leste de São José dos Campos.
Com largada e chegada em frente ao Centro Poliesportivo, a corrida teve percursos de 5 e 10 quilômetros.
A prova tem apoio da Prefeitura e foi realizada pela Associação Mundo Melhor, com patrocínio da empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
Os cinco primeiros colocados dos sexos feminino e masculino nas duas distâncias e os três primeiros em todas as faixas etárias da prova de 10 quilômetros receberam troféus.
Histórias de vida e corrida
Carlos Derciel Dias Pereira treina há um ano e, neste domingo, foi o primeiro a chegar após o percurso de 5 quilômetros na categoria masculina.
"A corrida é um objetivo da minha vida, representa força, foco, garra e isto serve para tudo. Tenho apoio indispensável da minha noiva Ingrid e só tenho a agradecer".
Com 16 anos, 10 deles dedicados à prática da corrida, Isabele dos Santos Carlos comemorou emocionada o pódio conquistado após 5 quilômetros.
A estudante, que frequenta o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), treina em pista de terra e asfalto e traça planos para o futuro.
"A corrida me traz aprendizados importantes para a vida, com cuidados para a saúde, me afastando do que é ruim na adolescência, e representa oportunidades. Quero me profissionalizar como atleta e me dedico diariamente", afirmou Isabele.
Entre as mulheres, Maria Oliveira foi a primeira a chegar após o percurso de 10 quilômetros.
A moradora de Santana, na região norte, corre há 8 anos, com acompanhamento e rotina de treinos. Ela celebrou a colocação deste domingo.
"A sensação de vitória é muito boa. O percurso foi puxado, mas valeu a pena. Correr me lapidou a ser melhor, transformou minha vida e hoje representa força e fé".
Circuito de Corridas
A prova faz parte do calendário do Circuito Joseense de Corridas de Rua e tem apoio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
Os atletas puderam contribuir com alimentos não-perecíveis para serem destinados às entidades sociais e comunidades carentes cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.