A prática de esportes é sempre bem-vinda, principalmente para melhorar as suas condições de vida. Um hobbie pode facilmente se tornar uma atividade física, como é o caso do tiro esportivo, que consegue misturar os benefícios de exercícios com diversão.
De acordo com uma pesquisa divulgada em um relatório da Associação Britânica de Tiro e Conservação (BASC), 95% dos entrevistados apontaram que a prática de tiro ao alvo melhorava seu bem-estar pessoal, enquanto 84% disseram que era uma boa forma de manter sua saúde física em dia.
Mas, se quiser descobrir mais sobre os benefícios desta atividade para o seu dia a dia, fique ligado, porque iremos falar de cada um deles aqui nesta matéria.
Condicionamento físico
Conforme já foi falado aqui, o condicionamento físico é um dos maiores benefícios da prática do tiro esportivo. Ele ajuda a melhorar a força, resistência, equilíbrio e coordenação tanto da mão quanto do olho, além de habilidades motoras finas.
Armas de mão precisam de muita força no braço e no punho para serem disparadas, por conta do recuo que ela gera ao ser disparada, fora a manutenção da mira. Já os rifles exigem força nos braços e na parte superior do corpo e um posicionamento adequado para evitar lesões.
Sem contar que, no ajuste do corpo à planta dos pés, manter-se imóvel na posição de arremesso ajuda muito no exercício dos músculos centrais, e até ajuda a manter uma postura adequada. Os músculos abdominais também são fortalecidos, por conta do exercício na parte superior, melhorando o equilíbrio.
Condicionamento mental
Para conseguir atingir o alvo com uma pistola de chumbinho somente com um tiro, é preciso levar em consideração uma gama muito grande de fatores. Mas, para que isso seja possível, exige uma concentração total do atirador e um desligamento total de toda a sorte de pensamentos que possam atrapalhar essa avaliação de fatores.
Além disso, é muito bom também para treinar seu foco, e também melhora a capacidade de avaliação de situações complexas - o que por si só já valeria a sua ida, mesmo que esse fosse o único benefício, o que não é o caso.
Terapia do recuo
Um ponto que até complementa a questão do condicionamento mental é o cuidado com a respiração para disparar, que precisa ser lenta e constante. Geralmente esse tipo de mecânica respiratória é indicado para pessoas que sofrem com ansiedade, pois faz com que elas se sintam mais calmas e relaxadas.
Aumento da adrenalina
A adrenalina, quando muito alta, envia sinais ao fígado para quebrar o glicogênio, substância que fornece glicose, que acaba gerando mais energia para todo o corpo. Com isso, ocorre a liberação da endorfina e serotonina, responsáveis pelo sentimento de felicidade e realização quando se faz algo.
Autodisciplina
Além de todos os benefícios citados, a prática do tiro esportivo também promove a busca por uma técnica consistente e adequada, a fim de mostrar até para si mesmo sinais nítidos de melhora. Para isso, é necessário um treinamento constante e que esteja dentro de suas capacidades de prática.