As duas principais competições do esporte amador do Estado de São Paulo, Jogos Regionais e Jogos Abertos, sofreram mudanças já para 2017. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) decidiu adotar mudanças em seus regulamentos após realizar reuniões em diversas regiões do Estado.
As mudanças foram implementadas após a realização de um grupo de estudos, organizado em dezembro, na sede da SELJ e em cinco visitas do diretor de esportes da Secretaria, Marco Antonio Gonçalves Cardoso (conhecido como Batata) a diretorias e inspetorias regionais.
As alterações já eram demandas antigas de atletas, treinadores, municípios e instituições esportivas em geral. A principal delas é a adoção do vínculo de atletas para disputa dos torneios realizados pela Pasta.
Com isso, os esportistas têm de estar registrados pelo mesmo município entre os dias 15 de março e 31 de dezembro de 2017. A medida atende ao pedido principalmente dos municípios, que solicitavam medidas no sentido de apoiar a formação e identificação de atletas por meio das cidades.
A secretaria também traz como novidade o retorno das categorias sub-21 e livre nos Jogos Regionais, extinguindo a organização dos torneios por Primeira e Segunda Divisões neste torneio. Os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni continuam com o formato anterior (primeira, segunda e divisão especial).