São Jose dos Campos vai sediar em novembro a maior competição universitária da América Latina. Trata-se do Inter, jogos esportivos da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) eu deve reunir 5 mil atletas e um total de 10 mil pessoas.
Representantes das atléticas de 21 campi da Universidade se reuniram em São José no fim de semana para o sorteio do chaveamento. Na oportunidade, foram definidos os confrontos das 13 modalidades que serão disputadas no evento, que vai fomentar a economia no município entre setores do comércio, como hospedagem e alimentação.
Para este ano, o Inter igualou as modalidades entre os gêneros, com o futebol de campo e o futebol de sete sendo, também, adicionado no calendário feminino. Quem participou do chaveamento foi a lateral-direita Poliana, que atua no São José e, mês passado, disputou a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.
"Fico feliz sempre que tem algum evento esportivo, ainda mais quando é dentro de escolas e universidades, porque a formação é a base de tudo. Fiquei feliz, também, que pela primeira vez incluíram o futebol de sete e o futebol feminino. É muito representativo e importante", afirmou a atleta Poliana.
Ao todo, cinco mil estudantes atletas devem participar dos jogos, que estão marcados para 14 a 17 de novembro. "Para nós da Atlética da Unesp de São José é um grande feito ver nossa cidade como sede do Inter este ano. O maior e melhor dos jogos universitários ser em nossa casa nos deixa muito animados em fazer bonito tanto dentro como fora das quadras, apoiando nossos atletas, na parte de eventos e a comunidade de São José com diversos projetos socioculturais", afirma Felipe Soares, tesoureiro da Atlética joseense.
Fora do campo, das quadras, das pistas e das piscinas, o evento também vai reunir milhares de pessoas para os shows. Até agora, a atlética de São José, responsável pelo evento deste ano, já anunciou a presença de artistas de peso, como Lexa, Pitty, Gustavo Mioto, Gloria Groove e Mandrágora.