Paratleta de 14 anos de Pindamonhangaba conquista ouro no Pan-Americano de Parajiu-Jitsu

Matheus superou desafios físicos e emocionais para alcançar o ouro, após ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da mesma modalidade.


O paratleta Matheus Avelar da Silva, de 14 anos, de Pindamonhangaba, conquistou o título de campeão no Pan-Americano de Parajiu-Jitsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) no final de setembro. Matheus, que começou no esporte em 2022 através do Projeto Social Rayane, superou desafios físicos e emocionais para alcançar o ouro, após ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da mesma modalidade.

Em entrevista, o jovem destacou que o principal desafio foi superar suas próprias limitações mentais, especialmente após o resultado no campeonato anterior. "No Brasileiro, eu fiquei em terceiro, mas agora no Pan-Americano consegui vencer. Meu próximo objetivo é o Mundial, no final do ano, e tentar ser campeão também", afirmou Matheus, mostrando ambição e determinação.

Sua treinadora, Daiane Ferraz Bastos, elogiou a força mental e a dedicação do atleta, ressaltando o curto tempo de preparação para o Pan-Americano. "Foi tudo de última hora, mas intensificamos os treinos e trabalhamos o psicológico do Matheus, já que seria sua estreia em um campeonato exclusivo para pessoas com deficiência. Ele surpreendeu ao enfrentar um adversário mais experiente e de maior porte, saindo vitorioso", comemorou Daiane.

Matheus, que faz parte de um projeto social voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, é um exemplo de superação e perseverança. O Projeto Social Rayane, onde ele treina, promove o desenvolvimento físico e emocional de seus participantes, oferecendo aulas de jiu-jitsu e outras modalidades esportivas para a comunidade de forma acessível.

Agora, o jovem atleta segue focado em novos desafios, com o objetivo de aprimorar sua técnica e competir em mais campeonatos, incluindo o Mundial de Parajiu-Jitsu, no final do ano.