Por que um tênis que surgiu nas quadras de basquete se tornou marca do hip-hop?

Apesar de ter nascido nos campos de basquete, não foi nas quadras que o Adidas Superstar fez sua fama de símbolo pop.


São poucos os modelos de tênis que marcam de forma tão duradoura a cultura popular e são capazes de mudar o comportamento de toda uma geração. O Adidas Superstar é um desses modelos. Com exceção de alguns poucos calçados, como o All Star, é realmente difícil encontrar um tênis que tenha se mantido no mercado durante anos com a mesma popularidade desde seu lançamento, como fez o Adidas Superstar. 

A história desse tênis começou em 1969, quando o principal público-alvo desse produto eram os jogadores profissionais de basquete, que chegaram a testá-lo em quadra. Foi em 1970 que o Superstar chegou às lojas, e o sucesso entre os atletas foi instantâneo. Durante os anos seguintes, cerca de três quartos dos jogadores da NBA usavam o tênis da Adidas.  Kareem Abdul Jabbar, na época jogador do Milwaukee Bucks, foi um dos atletas que mais deu destaque ao Superstar.

(Kareem Abdul Jabbar usando um Adidas Superstar em quadra)(Kareem Abdul Jabbar usando um Adidas Superstar em quadra) (Foto : Divulgação) 

Apesar de ter nascido nos campos de basquete, não foi nas quadras que o Adidas Superstar fez sua fama de símbolo pop. Depois de se tornar um sucesso entre os atletas, o tênis ganhou ainda mais notoriedade em outro nicho: nos grupos de hip-hop. Foi graças ao Run DMC, grupo dos anos 80, que o modelo da Adidas alcançou novos públicos e ganhou o status de ícone da cultura urbana.

 (Integrantes do grupo Run DMC)(Integrantes do grupo Run DMC) (Foto : Divulgação)

Os integrantes do Run DMC faziam shows usando o Adidas Superstar, além de usá-lo em diversas sessões de fotografia. Como se não bastasse, o grupo ainda fez uma música em homenagem ao modelo de tênis: My Adidas. O nome Superstar nunca foi dito diretamente na letra, mas não era necessário citá-lo para que os fãs do hip-hop entendessem a qual modelo de tênis aquela música fazia referência. Não foi surpresa para ninguém, inclusive, quando a Adidas lançou, em 2011, uma edição limitada do Superstar, que levou o nome Run DMC em homenagem aos 25 anos de lançamento da música My Adidas.  

 (Edição limitada Adidas Superstar Run DMC)(Edição limitada Adidas Superstar Run DMC) (Foto : Divulgação) 

A música My Adidas rendeu aos Run DMC um milionário acordo com a Adidas, que passou a patrocinar o grupo. Apesar da polêmica que esse acordo envolveu, não há como negar que o marketing do Adidas Superstar elevou esse tênis a um novo patamar de sucesso, fazendo com que o modelo fosse usado até os dias de hoje pelos mais diferentes públicos.