Prefeitura lança o programa "Agita Taubaté"

O evento, chamado de Agita Galera, acontece na quadra da escola Sedes, com participação dos alunos da unidade de ensino, a partir das 9h30


A Prefeitura Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, lança no dia 25 agosto o programa Agita Taubaté. O evento, chamado de Agita Galera, acontece na quadra da escola Sedes, com participação dos alunos da unidade de ensino, a partir das 9h30.

O programa Agita Taubaté tem o objetivo de diagnosticar o nível de atividade física no município, e aumentar em, pelo menos, um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (por exemplo: o sedentário para pouco ativo e o pouco ativo para ativo). A meta é incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida e estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.

A Prefeitura assinou a carta de parceria com o Agita São Paulo, por Interlocução da Diretoria Estadual de Saúde. Assim, a cidade se compromete a implantar, de forma inovadora em uma instituição governamental, o programa com seus objetivos, metas e plano de ação voltados a realidade local.

A mascote escolhida é a Milinha, inspirada na Emília do Sítio do Picapau Amarelo. Ela é uma menina-boneca muito agitada que sempre incentiva a turma toda a fazer peripécias. Outras personagens também estão nesta campanha, como Pedrinho e Narizinho, representando as crianças, Dona Benta com o público idoso, o Saci que é a pessoa com deficiência e outros.

O Agita Taubaté terá ações semanais nos dez projetos de atividade física do Programa Comunidade em Ação (PCUA), além de atividades em todos os eventos da Secretaria de Esportes. Neste ano já estão programados: Agita Sítio, no dia 12 de outubro; Agita Idoso, de 23 e 27 de outubro; e Agita Comunidade, de 1 a 18 de dezembro.

Sobre o programa 

O programa Agita São Paulo foi lançado em 1996 com o objetivo de combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, aumentando o número de cidades com programas de incentivo à prática de atividade física e aumentar o nível de atividade física e de conhecimento sobre os benefícios para a saúde na adoção de um estilo de vida ativo.