Se você vai fazer sua primeira viagem longa de moto, com certeza tem algumas dúvidas sobre o que levar, quais itens são indispensáveis e quais só vão ocupar espaço, entre outros questionamentos relacionados com a bagagem. Planeje com antecedência e tenha em mente o tipo de viagem que você vai fazer, o local que você vai visitar e o tipo de estrada na qual você irá trafegar. Com essas medidas, você será capaz de pensar em todas as possibilidades e não ser pego de surpresa por algum contratempo.
Primeiro, saiba que o bagageiro de uma moto é menor do que de um carro. Pode parecer óbvio, mas isso influencia todo o planejamento. Se você colocar muitos objetos, pode sobrecarregar o peso da moto e dificultar as manobras; se colocar poucos itens, pode faltar algum equipamento para uma emergência ou causar algum desconforto pela ausência de roupas e mantimentos. Para te ajudar, elencamos alguns itens indispensáveis:
Roupas
Antes de escolher quantas peças levar e quais, consulte a previsão do tempo. Essa pequena atitude pode evitar que você leve roupas inadequadas ou ocupe muito espaço no bagageiro da moto. A dica, aqui, é optar por roupas menos volumosas e que não amassem com tanta facilidade.
Equipamentos de proteção e ferramentas
Nunca viaje sem equipamentos de proteção e ferramentas de reserva, ainda mais em uma viagem de longa duração. Além de ser altamente arriscado viajar sem esses itens, você fica mais tranquilo caso haja alguma emergência. Leve um kit de primeiros socorros, capacete de alta proteção, jaqueta capaz de reduzir o impacto do vento (que pode até machucar), luvas feitas para motociclistas e botas.
Também não esqueça de levar um kit original de ferramentas da sua moto, além de chaves, reparador de pneus, fita isolante, entre outros itens que julgar necessário. Nunca se sabe quando você vai precisar deles, mesmo se você tiver em dia com as revisões da moto. Em uma viagem longa, então, a possibilidade de dar algum problema durante o percurso pode ser maior.
Documentos
Se a viagem for no Brasil, leve em uma carteira sua identidade, CNH e documento da moto. Se for para outro país, no entanto, é necessário carregar outros documentos, como carteira internacional e carteira de vacinação. Além do cartão de crédito e débito, leve dinheiro em espécie. Algumas rodovias cobram pedágio de motoqueiros, e há lugares em que a única forma de pagamento é o dinheiro vivo.
Higiene pessoal
Esse é um item básico e que não pode faltar, até mesmo porque você está fazendo uma viagem. Separe em uma pequena nécessaire produtos como creme dental, sabonetes, shampoo, condicionador, desodorante, protetor solar, repelente (dependendo dos destinos pelos quais você vai passar), além de protetor labial, para se proteger das rajadas de vento durante o percurso. Se você for ficar em um hotel ou uma pousada, por exemplo, provavelmente não vai precisar levar alguns desses itens.