5 formas de inovar na cozinha com alcachofra

Confira receitas variadas para usar a alcachofra nas festas de final de ano


Hortaliça originária da Europa, mais especificamente na região da Sicília, a alcachofra é um alimento rico em vários nutrientes e vitaminas, além de ser considerada um dos vegetais mais saborosos do mundo.

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, uma preocupação geral é com as comidas de final de ano. E por que não renovar? A alcachofra pode ser usada de diferentes formas e com diferentes molhos, dando um toque de sofisticação e um sabor único aos pratos.

Para isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa hortaliça, até para que você consiga aproveitar ao máximo de suas pétalas, folhas e miolo.

Alcachofra: origem e mitologia

Essa flor exótica, que faz parte da família dos girassóis e margaridas, tem sua origem na Europa e no norte da África. Desde a Antiguidade, alcachofras são cultivadas na região do Mediterrâneo, especialmente na Sicília.

De acordo com a Mitologia Grega, a alcachofra surgiu de um castigo dado por Zeus. Conta a lenda que Cynara, uma linda jovem de cabelos loiro-acinzentados teria rejeitado o pai de todos os deuses e, como punição, ele a transformou nessa planta de aspecto espinhoso e selvagem.

Benefícios da alcachofra

Além do sabor, a alcachofra é um alimento com muitos benefícios para a saúde. Entres as suas propriedades estão substâncias como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, potássio, iodo, sódio, magnésio e ferro.

Como benefícios, podemos citar a melhora da digestão e da circulação sanguínea, redução do colesterol, fortalecimento dos ossos, melhora o funcionamento do fígado, entre outros.

Pratos com a iguaria

Depois de conhecer um pouco mais sobre a alcachofra, vale a pena conhecer alguns pratos incríveis que você consegue fazer com essa hortaliça tão exótica e deliciosa.

Petisco de Coração de Alcachofra

O chamado "coração" de alcachofra é a parte do fundo do vegetal. Para esse petisco, que pode ser servido como entrada na ceia de Natal ou Réveillon, você vai precisar, além dos corações, de maionese e de alho amassado.

Corte as alcachofras ao meio e disponha-as sobre uma assadeira. Num recipiente pequeno, misture a maionese e o alho amassado. Depois, é só passar um pouco dessa mistura em cada unidade e levar a assadeira ao forno médio por 20 minutos.

Salada de Coração de Alcachofra com Queijo Branco

O coração de alcachofra também pode ser usado por quem deseja inovar na salada. Você vai precisar de coração de alcachofra em conserva, alface americana, queijo feta em cubos, cenoura ralada, castanha-do-brasil picada e parmesão ralado para decorar.

Disponha as folhas da alface rasgadas sobre uma travessa e depois salpique sobre elas as alcachofras, as castanhas, o queijo feta e a cenoura ralada. Por fim, polvilhe com parmesão ralado. Sirva com azeite, vinagre balsâmico, pimenta e sal a gosto.

Alcachofras à Romana

Para o recheio, serão necessários alho picado, fatias de pão integral ou tradicional, ervas picadas ? salsinha, alecrim, sálvia, manjericão, etc. ?, azeite e queijo parmesão ralado.

Para o cozimento são necessárias alcachofras médias, limão, folha de louro, grãos de pimenta do reino, vinho branco, mostarda, pétalas de alcachofra soltas e sal e limão a gosto.

Coloque os ingredientes do cozimento em uma panela com água e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Misture os ingredientes do recheio até formar uma farofa. Com ela, recheie as alcachofras, salpicando queijo ralado. Leve ao forno por 10 minutos para gratinar. Por fim, use as pétalas para decoração e sirva em pratos individuais.

Alcachofras assadas no forno

Essa é uma das receitas mais fáceis e rápidas de se fazer usando alcachofras in natura. Corte a base e a parte alta das alcachofras. Com uma tesoura, corte as pontas das folhas, para só então abrir as folhas do centro. É preciso deixar um espaço entre as folhas para pôr o tempero.

Com uma faca e uma colher retire o miolo das alcachofras. Depois despeje sobre ele sumo de limão. Cozinhe as unidades por 15 minutos e reserve. Numa tigela misture azeite, pimenta, alho amassado, ervas aromáticas e sal. Despeje essa mistura sobre as alcachofras e salpique com queijo ralado.

Depois basta levá-las ao forno pré-aquecido para gratinar por mais 15 minutos e estão prontas para serem servidas.

Alcachofra com molho de ervas

Para essa receita, o procedimento inicial é semelhante ao da receita anterior: corte a base e a parte alta e depois as pontas das folhas. Disponha as alcachofras em uma panela com água, alho e rodelas de limão, levando-a ao fogo por 40 minutos.

O molho é feito com tomates picados sem sementes, salsinha, manjericão, sal e pimenta a gosto e azeite. Depois, é só regar as alcachofras com o molho e servir.