5 ideias de decoração para quartos pequenos


O quarto é um dos cômodos da casa onde mais passamos tempo, seja dormindo, assistindo a um filme ou simplesmente descansando. Ele precisa ser aconchegante, multifuncional e ainda necessita de um toque de personalidade para que o morador se sinta confortável em seu próprio espaço. 

As pessoas que possuem quartos pequenos normalmente enfrentam um grande desafio para decorar seus cômodos, pois as opções de móveis e de objetos decorativos são mais limitadas. Se você possui um espaço pequeno, mas, mesmo assim, não abre mão do estilo, separamos algumas dicas de decoração de quarto para otimizar o seu ambiente e deixá-lo ainda maior! 

Aposte em móveis multifuncionais

Para aproveitar todos os espaços, a dica é investir em móveis que possuam mais de uma função, como camas com box baú, que pode ser aproveitado para guardar pertences, ou uma escrivaninha que seja uma estante, para fazer trabalhos e armazenar livros. 

Além de otimizar o espaço, esses itens também são cheios de design e agregam muito estilo ao seu quarto. 

Prefira armários com portas de correr

Os armários com portas de correr estão super na moda, são extremamente modernos e ainda são uma excelente solução para as pessoas que não possuem quartos grandes. Como a porta não necessita de espaço para abrir, você pode aproveitar esse vazio para posicionar mesinhas ou criados-mudos. Dessa maneira, o quarto não parecerá muito tumultuado e você ainda ganha novos móveis para compor o visual do ambiente. 

Escolha cores neutras e suaves

As cores mais neutras criam a sensação de espaço maior e a decoração mais clean fará com que o seu quarto se torne mais amplo. Para as paredes e roupas de cama, prefira tons neutros, como branco, cinza, bege e cru.

Isso não significa que o seu quarto não terá vida! Para dar um toque de cor para o ambiente, aposte em pequenos itens coloridos de decoração, como almofadas, cadeiras, livros, vasos e luminárias. 

Use espelhos na decoração

Os espelhos são poderosos aliados das pessoas que possuem espaços pequenos. Como eles refletem a imagem, são ótimos para causar a sensação de maior espaço e tornar o cômodo mais arejado. Para o quarto, a dica é usar esse item sobre a cabeceira da cama, pois, além de criar essa sensação, ele também dará um toque de sofisticação ao ambiente. 

Invista nas prateleiras

As prateleiras não ocupam espaço e são ótimas alternativas para armazenar os mais diversos objetos, como livros, porta-retratos e enfeites. Elas são a resposta para ocupar um cantinho vazio do seu quarto e ainda são uma excelente forma de você dar o seu toque de personalidade. Nelas, você pode colocar pequenas molduras com seus quadros preferidos, por exemplo, e também pode deixar à mostra seus objetos favoritos de decoração.