Ferro, Alumínio ou PVC?

Para construir ou reformar.


Ao comprar, construir ou reformar um imóvel, vários são os itens que não podem ser negligenciados e um deles é a esquadria, elemento fundamental quando se trata de arquitetura. A estética, o perfil, o estilo da construção, tudo isso é uma conquista que resulta de uma escolha acertada, mas há ainda o agregado que uma esquadria de qualidade traz para o conforto termoacústico do projeto.

E não para por aí. A vida útil do produto e sua funcionalidade resulta da escolha inteligente de portas e janelas para a sua obra. Os materiais mais usados nos dias de hoje são o ferro, o PVC e o alumínio, cada com seus prós e contras.

O ferro é o elemento mais antigo usado na fabricação de esquadrias sendo resistente contra vento e chuva. Esquadrias de ferro, com seu peso robusto, suportam qualquer tipo de pressão e dão um tom de tradicionalismo e elegância na construção, No entanto, ficam devendo quando o assunto é excesso de umidade, o que pode causar erosão e ferrugem.

Esquadrias fabricadas em PVC pela VIVAZ ,oferecem ganhos termoacústicos como nenhuma outra. Com janelas e portas feitas desse material, não há com que se preocupar quando o assunto for temperaturas desagradáveis durante qualquer estação do ano. Além disso, barulhos na rua, som alto no carro,  vizinho ou outros ruídos e incômodos não serão problema. Outro ponto a favor é a durabilidade que pode chegar a 50 anos. Todavia, o custo beneficio compensa  devido ao seu padrão estético e de qualidade.

O alumínio é outra opção, pra quem prefere um estilo mais "clean" e que casa perfeitamente com qualquer estilo de residência. Além disso, vale destacar que é um material com preços bem mais em conta no mercado. Tem como pontos negativos a baixa resistência às intempéries e, com isso, precisa de manutenção periódica pra evitar oxidação do material. O baixo isolamento térmico é outro fator negativo do material.

De acordo com revistas especializadas, são nove os fatores que devem ser considerados na escolha de esquadrias: Custo-Benefício; Qualidade; Durabilidade; Isolamento térmico e acústico; Resistência ao clima e raios UV; Ecologicamente corretos; Estanqueidade; Resistência a cupins e; Facilidade de limpeza e manutenção.